A comunidade do bairro Solar do Madeira, em Contagem, participou, na manhã desse sábado (23/3), na Escola Municipal José Silvino Diniz, da assinatura da Ordem de Serviço para início das intervenções de drenagem e pavimentação asfáltica, o que beneficiará a região e seus moradores, com investimento de mais de R$ 10 milhões. O prazo de conclusão da obra é de 180 dias.
“Dia de muita alegria. É uma região que, historicamente, passa por grandes problemas ocasionados pelas chuvas, que afeta a vida de milhares de pessoas. Desde 2021 temos tirado essa região do esquecimento e do abandono. Hoje iniciamos um pedido importante”, destacou a prefeita Marília Campos.
O início das obras também foi destacado por Marília por não ser uma ação paliativa, mas definitiva. Segundo ela, isso foi possível pela organização, mobilização e participação popular. “Por meio da organização das pessoas, que nos orientam sobre o que é prioritário para os bairros e regiões, temos agido para garantir uma vida mais segura, com qualidade de vida, com dignidade”, falou a prefeita.
O presidente da associação dos moradores do Solar do Madeira, Nei Moccó, ressaltou a participação da comunidade e o reconhecimento da prefeitura pela região. “Estou bastante satisfeito que o Solar do Madeira está sendo visto pela Prefeitura. Além disso, a nossa organização, nossa união, permite que tenhamos mais êxito em nossas demandas. Agradeço a todos os líderes comunitários”, disse.
Outras lideranças, como Silvio Buiu, Messias e Toninho Biscoito também ressaltaram a parceria com o poder público e o envolvimento da comunidade nas conquistas para a região. “Agradeço pela luta das lideranças que vieram antes e começaram essa luta”, celebrou Silvio.
Marco Antônio, conhecido como Formigão, é morador de Contagem há mais de 30 anos e celebrou as obras. “Muito importante. Passaram várias pessoas pela Prefeitura e nunca fizeram nada. Agora vai sair (atendimento do pedido). A população é muito carente e precisa desta visibilidade”.
Após a assinatura da Ordem de Serviço foi formada uma comissão para acompanhamento das obras.
Também estiveram presentes no evento o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Thomaz Perilli; o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi; os vereadores Daniel do Irineu e Daniel Carvalho; a administradora regional Petrolândia, Letícia da Penha; e a diretora da Escola Municipal José Silvino Diniz, professora Carminha.
A obra
Serão pavimentadas mais de 2 km de vias, em especial nas ruas dos Pintassilgos, Araras, Tucanos, dos Bem-Te-Vis, dos Melros, das Garças e dos Beija flores. Serão implantados 1.600 metros de drenagem pluvial, bem como a execução de galerias celulares em dois pontos de lançamento. Haverá execução de meios-fios e passeio em concreto ao longo das vias no Bairro Solar do Madeira.
As intervenções asfálticas e de drenagem proporcionam melhoria na acessibilidade e na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população. Além disso, facilita o acesso ao transporte público, reduz a mortalidade no trânsito, fomenta modais não motorizados, beneficia o comércio local, bem como a circulação de mercadorias, a coleta de resíduos domésticos e estimula investimentos futuros.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Newton de Castro Resende/PMC