23 MAR 2024
REGIONAL RESSACA
Cineclube Contagem exibe o filme “Barba, Cabelo & Bigode” no CEU das Artes, na Ressaca

O Cineclube Contagem tem como objetivo promover cultura e lazer para toda a população. E assim aconteceu na edição do projeto, na quinta-feira (21/3), quando houve a exibição do filme “Barba, Cabelo e Bigode”, que trouxe à tona a realidade das pessoas da periferia e sobre o autoconhecimento, tudo isso de uma forma divertida. A exibição ocorreu no CEU das Artes, na Ressaca, e proporcionou um momento enriquecedor para os espectadores. A iniciativa foi uma parceria das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, além  do Fórum das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do município de Contagem.

Com direção de Rodrigo França e Leticia Prisco, o longa narra a história de um rapaz que ao ver sua família passando por dificuldades, decide salvar o salão da mãe da falência e descobre que tem muito talento para ser barbeiro.

Após a exibição do filme, houve um debate sobre as realidades retratadas e cada um dos espectadores contou um pouco sobre o que aprendeu com a obra. A programação do evento ainda contou com uma apresentação de teatro do Projeto "Fica Vivo" e a apresentação de uma obra em grafite feito na hora.

A representante do Fórum de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Juliane Dayrell, destacou a importância de ações culturais, caso do Cineclube, para formação e ressocialização dos jovens. “É algo muito importante para os adolescentes que estão sendo acompanhados pelo Creas. A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer e a de Proposta Pedagógica e Convivência Familiar e Comunitária tem essa preocupação”, destacou.

Para Maria Clara, 14, o filme foi muito interessante, pois retrata um pouco da vivência dos jovens. “Eu achei o filme muito divertido e me identifiquei muito com o personagem, pois, assim como ele, estou em dúvidas sobre qual profissão vou seguir”, disse a adolescente.

O Cineclube Contagem

O Cineclube tem o objetivo de promover a arte do cinema para toda a população, além de abrir um espaço de trocas e fortalecer momentos de reflexão. As produções exibidas, além de entreter, buscam tratar sobre pautas sociais para agregar aprendizado aos públicos. Para mais informações sobre o Cineclube Contagem entre em contato pelo telefone 3353-4222.

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti