No próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 16h, a rua Ignez Glanzmann, no bairro Bernardo Monteiro, será palco do Carnaval dos Cacos, levando diversão, alto astral, tradições, música e lembranças aos presentes.
O evento é realizado pela Prefeitura de Contagem, sob idealização da gerência da Casa de Cacos e a comunidade da região, tendo como atração, o show da cantora Lenna Santos, que apresentará um repertório composto por marchinhas clássicas, que não se perderam no tempo. Na ocasião, além de pular o Carnaval, os foliões ainda poderão visitar o espaço cultural da Casa de Cacos, que ficará aberto ao longo de toda a festa.
A iniciativa é um resgate do carnaval de outrora e uma celebração dos festejos carnavalescos que marcaram época na comunidade do bairro Bernardo Monteiro. O início da festividade será voltado para as crianças, que poderão aproveitar a folia ao som de músicas infantis cantadas em versões de marchinhas. Para os adultos, uma programação está prevista a partir das 18h, com músicas que remeteram ao Carnaval do Rio de Janeiro e outros sucessos.
De acordo com a artista Lenna Santos, o repertório foi pensado com o objetivo de afagar a saudade de quem pulou os antigos Carnavais na cidade. “A gente vai cantar grandes marchinhas carnavalescas, como “Oh Abre Alas” e “Mamãe, eu quero”, tudo isso com muito brilho, muito amor e nostalgia. Será um momento muito especial”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Ramon Santos, “o Carnaval dos Cacos é um acerto! Contagem é hoje uma potência cultural em Minas Gerais e o incentivo e compromisso da atual gestão com o Carnaval e a cultura da nossa cidade é algo a ser celebrado. O contagense não precisa mais sair da cidade para esse tipo de festa. Hoje a folia acontece por aqui e de forma gratuita”.
Casa de Cacos
A Casa de Cacos é um casarão histórico localizado na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem. Construído e revestido com mosaicos de louças e cerâmica, incluindo paredes, móveis e utensílios domésticos, o espaço foi idealizado pelo geólogo Carlos de Almeida e foi construído ao longo do tempo, levando quase 30 anos para ser finalizado.
O casarão foi adquirido pela Prefeitura de Contagem em 1991 e tombado conforme decreto 10.445, de 14 de abril de 2000. Todavia, em 2005, por questões de segurança, o lugar acabou interditado e fechado pela Defesa Civil, reabrindo apenas em agosto de 2022, durante o aniversário da cidade, após a revitalização proporcionada pela atual gestão administrativa.
Serviço
Carnaval dos Cacos
Data: sábado (10/2)
Horário: A partir das 16h