05 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Serviço: você sabe o que é o Creas? Saiba onde estão e para que servem

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento público que realiza ações de orientação, apoio e proteção aos indivíduos e famílias que se encontram em situações de violações de direitos. Entre elas, estão as violências psicológicas e físicas, negligência, abandono, trabalho infantil, abuso sexual, tráfico de pessoas, lesão financeira e/ou patrimonial e discriminação por orientação sexual, raça e/ou etnia. Hoje, os Creas, atendem, em Contagem, uma média de 500 pessoas por mês.

Entre os serviços ofertados, destacam-se o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif).

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) - MSE:

O serviço é destinado adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif)

Serviço que oferta atendimento ao público composto por pessoas com deficiência e/ou idosas com algum grau de dependência e que tiveram suas limitações agravadas pela situação de violação vivenciada.

Saiba onde ficam os Creas em Contagem

Creas Eldorado