23 JAN 2024
REGIONAL RIACHO
Colônia de Férias promove semana vibrante com brincadeiras e aprendizado no Parque Fernão Dias
Foto: Janine Moraes/PMC

Nessa segunda-feira (22/1) teve início a segunda semana da Colônia de Férias de Contagem, desta vez, no parque Fernão Dias, e que reserva um ambiente saudável, voltada às crianças e adolescentes e que proporciona aos participantes interação, socialização, diversão e aprendizado.

A Colônia de Férias está em sua terceira edição e, em 2024, faz parte do Programa “"Férias Para Todos", que engloba atividades esportivas, divertidas e lúdicas para um grupo amplo de pessoas, dos jovens aos adultos.

No Fernão Dias, crianças e adolescentes, de 5 aos 15 anos, entre 13h e 17h são acompanhados por professores capacitados e monitores, além de ter o suporte do Samu em caso de algum incidente. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (26/1), com programação ampla e diversificada. Na semana passada, no parque Ecológico do Eldorado, aproximadamente 200 crianças puderam se divertir e aprender bastante com atividades novas, práticas já existentes e oficinas que trouxeram muita interação e conteúdo.

As atividades na Colônia de Férias de Contagem reservam brincadeiras clássicas, como Escravos de Jó, bambolê e corre cotia, até jogos mais dinâmicos, como queimada, basquete e futsal. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversos interesses, inclusive os mais jovens, que puderam se divertir nos brinquedos do parquinho.

Inicialmente, foram disponibilizadas 200 vagas para inscrição on-line, proporcionando aos interessados a comodidade de garantir seu lugar antecipadamente. No entanto, para aqueles que não conseguiram se inscrever previamente, em todos os dias outras 50 vagas estão disponíveis para os primeiros que chegarem ao local. Assim, há a oportunidade de participar, bastando realizar a inscrição no momento da chegada.

Carla Fagundes, nutricionista e mãe do Kaique, 12, elogiou a iniciativa da Prefeitura, destacando a alegria do filho durante as atividades. "Parabéns à equipe por proporcionar momentos tão especiais e cheios de felicidade para nossas crianças. Ver o sorriso radiante no rosto do meu filho durante as atividades não tem preço. A alegria dele torna este evento muito especial para nós”, disse.

A estudante de economia, Pietra Estanislau, foi ao parque com seu irmão mais novo, Otávio, 9, que participa do evento pela terceira vez. Para ela, a Colônia é a opção ideal para quem não pôde viajar nas férias escolares. "Acredito que este evento seja muito importante, pois tira as crianças de casa e das telas. Se não estivéssemos aqui, o Otávio com certeza estaria em casa usando o celular. Aqui, ele se movimenta ao ar livre, corre, brinca e pula, tudo em contato com a natureza", destacou.

Crianças e adolescentes se divertem no parque Fernão Dias, onde terão uma programação diversa até sexta-feira (26/1)   Fotos: Janine Moraes/PMC

O farmacêutico Cleiton Magalhães, que esteve presente acompanhando sua filha, Valentina, 11, ressaltou como um dos grandes benefícios do evento a promoção da interação entre as crianças. "Essa iniciativa é muito legal. Uma das partes mais gratificantes para mim é observar o quanto ela se diverte ao interagir com outras crianças da mesma idade. Esse convívio social vai além da diversão, construindo laços de amizade que com certeza deixarão memórias duradouras para a Valentina", compartilhou.

Valentina, que mergulhou nas atividades no Parque Ecológico do Eldorado e, agora, retorna para mais uma semana, salientou a diversidade de opções para se divertir como o ponto alto de sua experiência. "As atividades aqui no parque são muito legais. Fiz novos amigos e cada dia é uma aventura diferente. Mal posso esperar para contar na escola como foram minhas férias”, disse, entusiasmada.

Bryan Correia, 12, é um entusiasta da Colônia, participando desde a primeira edição. Empolgado, levou seu primo, Augusto, 11, para vivenciar o evento pela primeira vez. "Estou animado por ter meu primo participando comigo desta vez. A Colônia de Férias já é divertida e, com ele junto, está sendo ainda melhor", contou. “Estou gostando muito, com certeza vou voltar nas próximas vezes”, completou Augusto.

Pais podem acompanhar as atividades da Colônia de Férias no parque  Foto: Janine Moraes/PMC

"Estamos extremamente satisfeitos com o êxito da Colônia de Férias de Contagem. O parque Fernão Dias se tornou um cenário vibrante de aprendizado e diversão para centenas de crianças desde  o ano passado, quando começamos e, em 2024, novamente. É gratificante ver a comunidade participando ativamente e desfrutando das atividades ao ar livre. Continuaremos empenhados em proporcionar experiências enriquecedoras para todos os jovens contagenses”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro.

Pensando sempre na segurança e bem-estar dos participantes, a Colônia de Férias de Contagem prioriza a saúde de todos. Para isso, conta com uma equipe médica disponível para atender prontamente a qualquer necessidade durante as atividades. Além disso, os profissionais são capacitados e preparados para receber crianças que necessitam de atendimento especial, promovendo assim um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. “A saúde e a felicidade de cada participante são nossa prioridade, garantindo que todos possam aproveitar cada momento com tranquilidade”, finalizou Ivayr.

Autor: estagiário Guilherme Faria, supervisionado e editado pelo jornalista João Cavalcanti