16 JAN 2024
AGENDA CULTURAL
REGIONAL ELDORADO
Diversão, sorrisos e entretenimento movimentam primeiro dia da Colônia de Férias de Contagem
Foto: Ronnie Von/PMC
Atividades foram iniciadas nessa segunda-feira (15/1) no parque Ecológico do Eldorado, com atividades esportivas e lúdicas, para crianças e jovens entre 5 e 15 anos

A chuva que caiu na madrugada e início da manhã dessa segunda-feira (15/1) não afastou os participantes da Colônia de Férias de Contagem. O projeto, que está na terceira edição, e faz parte do "Férias para Todos", acontece essa semana no parque Ecológico do Eldorado, entre 13h e 17h, para crianças e adolescentes, dos 5 aos 15 anos. Cerca de 200 crianças se inscreveram, previamente, para participar, além delas, diariamente, as 50 primeiras a chegarem ao local de atividades podem participar, fazendo a inscrição presencialmente.

De acordo com a aposentada Flávia Deise, mãe de Lucas Gabriel, 12, esta é a segunda vez que ele participa das atividades, o que proporciona um momento de interação e socialização. “É excelente ter essa opção de lazer, principalmente para aqueles que não viajaram. Os monitores são muito atenciosos. Recomendo bastante para quem não se inscreveu, que venha, se inscreva e participe”, disse.

Patrícia de Fátima Evangelista, assistente comercial e de marketing, mãe de Carlos Vitor, 12, também elogiou a Colônia de Férias. “O que me motivou a inscrevê-lo foi justamente as atividades ao ar livre, a interação com outras crianças e deixar as tecnologias de lado. Participar de uma recreação, com mais crianças, inclusive da idade dele, é um fator ainda maior para ele aproveitar”, destacou.

Atividades ao ar livre e a socialização longe dos equipamentos eletrônicos são atrativos da Colônia de Férias de Contagem. Fotos: Ronnie Von/PMC

Acompanhando o neto, Kaíque, 10, Rosilene Matias, dona de casa, elogiou a iniciativa da Prefeitura. Para ela, trata-se de um retorno às origens, uma vez que muitas das brincadeiras propostas eram muito praticadas no passado. “Vemos aqui muitas tarefas divertidas, que distraem, que entretém, gastam energia. É a primeira vez que acompanho ele nesse tipo de atividade. Ano passado a mãe dele trouxe”, contou ela, enquanto fazia crochê, e brincou. “Em casa a gente nunca tem tempo. Enquanto ele brinca, eu faço meu crochê. Fora que também é bom para nós, que saímos de casa e nos distraímos”, contou.

Para Ana Raquel, administradora, mãe de Gael, 5, o ambiente é totalmente favorável. “Fomos bem recebidos e ele logo se enturmou. Enquanto eu estiver estudando, ele estará se divertindo e aprendendo. Contagem precisa disso, de lazer, de programas que socializam as crianças, que primam pelo desenvolvimento das crianças e jovens”, relatou ela, que acrescentou que “na próxima semana estará no Fernão Dias, um parque que costumeiramente frequenta e que seu filho ama.

Entre as diversas atividades realizadas estão chicotinho queimado, mãe da rua, queimada, desenho e peteca. Crianças de uma faixa etária menor puderam, também, se divertiram nos brinquedos do parquinho. Além das atividades esportivas, as crianças também têm a possibilidade de adquirir conhecimento. O grupo de teatro “Agente em Cena”, formado por agentes de endemias da Secretaria da Saúde, levou para o parque informações sobre animais peçonhentos e roedores, bem como os cuidados que as crianças devem ter com os mesmos.

As crianças também recebem orientações e adquirem conhecimentos sobre assuntos diversos, como cuidados com animais peçonhentos. Fotos: Ronnie Von/PMC

Segundo o subsecretário de Esportes e Lazer, Rafael Rezende, o professor é livre para orientar e mudar a atividade. “Se ele perceber que os participantes não estão muito motivados a fazer uma determinada atividade ou brincadeira, tem total liberdade para trocar ou adaptar outra”, afirmou.

O professor Augusto César de Oliveira ressaltou que as atividades são programadas de acordo com as faixas etárias. “Cada grupo tem uma experiência, um foco. Na Colônia de Férias buscamos dar isso a eles. Além de trazermos, ainda, atividades que eles possivelmente não conhecem e que servem como aprendizado, caso de brincadeiras de matrizes indígenas e africanas, outras baseadas no equilíbrio e ginástica, numa rotatividade grande, sem descaracterizar o esporte, mas abrindo outras oportunidades”, ressaltou.

Com a palavra, os participantes!

Vinícius Davi, 11, é um frequentador assíduo da Colônia de Férias. “Estou participando pela terceira vez. O que mais gosto é fazer parte das brincadeiras, me divertindo e aprendendo coisas novas”.

“Estou me divertindo muito”, disse, tímida, Catarina de Oliveira, 8, pela primeira na Colônia de Férias de Contagem. Safira Carolina, 7, também está participando das atividades pela primeira vez. “Está muito legal”, resumiu. “Está tudo ótimo”, destacou Ana Laura de Oliveira, 13.

Para Larissa Soares Almeida, 7, que participa pela segunda vez, é um momento bem especial. “Encontrei dois amigos que há muito tempo não via e estava com muita saudade. Vou participar a semana toda e na outra também”.

Cuidado e inclusão

Além da programação diversificada, detalhes e planejamento, a Colônia de Férias de Contagem também conta com uma equipe médica para atendimento das crianças, caso seja necessário.

Outro ponto importante a ser destacado é o fato dos profissionais serem preparados para receber crianças que necessitam de atendimento especial, promovendo assim a inclusão e a oportunidade para todas participarem, sem preconceitos.

Na próxima semana, entre os dias 22 e 26/1, o local de diversão, exercício e socialização muda de local: será no parque Fernão Dias. Ao todo, além das 200 vagas disponibilizadas pela internet, serão 50 vagas, diárias, reservadas para as primeiras crianças que chegarem ao local de atividades para se inscreverem.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo