Ciente do cuidado maior com a cidade e da responsabilidade sobre os resíduos, a Prefeitura de Contagem implementou, neste ano, o Programa “Contagem Mais Limpa” que tem como objetivo promover projetos e planos para a gestão, compartilhada com a população, na limpeza dos locais públicos. Na Regional Riacho, o programa já implantou a coleta seletiva em cinco bairros e mantém o serviço de capina e roçada regular, disponibilizando três ecopontos para descarte de entulhos.
O programa também é responsável pela capina e desobstrução dos córregos. “Na região do Riacho, os esforços estão voltados para garantir maior envolvimento da população com a limpeza das ruas e avenidas. Precisamos que todos se engajem na mudança de hábitos sobre os resíduos sólidos, na promoção da valorização dos catadores e profissionais da limpeza urbana e na consolidação do sistema de coleta seletiva”, explica a diretora de Mobilização da Limpeza Urbana, Nilma Souza.
Além do Riacho, todas as outras regiões do município serão atendidas pelo Programa Contagem Mais Limpa. A expectativa é de que a Prefeitura empregue cerca de R$98 milhões na execução dos serviços de limpeza urbana até 2024.
A seguir confira detalhes dos serviços e funcionamento dos Ecopontos na Regional Riacho:
Capina e Limpeza
Os serviços complementares realizados na região, como capina e varrição; remoção manual e mecanizada; e limpeza em córregos são de extrema importância para a proteção da saúde pública da população e do meio ambiente. Eles são executados conforme planejamento e cronograma. Como explica o administrador regional, José Rodrigues, “na região do Riacho buscamos dar prioridade às grandes vias, praças e áreas que identificamos como prioritárias. Porém, a população pode aguardar, pois em dezembro, a capina retorna à região e adentra os demais bairros”.
Coleta Seletiva
O Plano Municipal de Coleta Seletiva pretende atender 100% da cidade até 2036 e, já em 2023, atende 40% do município. No Riacho, a equipe de Limpeza Urbana tem parceria com diversas empresas e condomínios que realizam a separação do lixo para contribuir com esse serviço. Os bairros atendidos e seus respectivos horários são:
- Bairro Inconfidentes: segundas-feiras a partir das 07h;
- Bairro Jardim Riacho das Pedras e bairro Flamengo: terças-feiras a partir das 07h;
- Bairro Novo Riacho e Monte Castelo: quartas-feiras a partir das 07h;
Já a coleta convencional é realizada em toda cidade, porta a porta pelos caminhões da Limpeza Urbana. “É fundamental que todos estejam atentos aos dias e horários das coletas no bairro que residem, ajudando a manter as ruas mais limpas e somente retirando o lixo de casa no momento certo”, lembrou a diretora.
Ecopontos
Na região existem atualmente três ecopontos localizados nos bairros Durval de Barros, Inconfidentes e Riacho das Pedras. Eles recebem, gratuitamente, entulhos para descarte como telhas, móveis, pneus, madeira, folhas e galhos, justamente com o objetivo de evitar o descarte desses materiais de forma irregular nas calçadas e passeios. É importante ressaltar que não é permitido descartar nos Ecopontos animais mortos, lixo comum, eletrodomésticos, eletrônicos e resíduos líquidos ou contaminantes, também é proibida a entrada de caminhões, veículos de grande porte e de empresas privadas.
Confira abaixo o funcionamento e o endereço dos Ecopontos do Riacho:
- Unidade Durval de Barros: rua Halley (de segunda a sábado de 8h30 às 12h e de 13h às 16h50)
- Unidade Inconfidentes: avenida Coronel Jove Soares (de segunda a sábado de 8h30 às 12h e de 13h às 16h50)
- Unidade Riacho das Pedras: avenida Rio Volga (de segunda a sábado de 8h30 às 12h e de 13h às 16h50)