29 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Contagem registra saldo positivo na geração de novos empregos pelo décimo mês consecutivo

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última terça-feira (28), mostram que Contagem fechou o último mês de outubro, gerando 749 novos empregos com carteira assinada. É o décimo mês consecutivo de saldo positivo na geração de novos postos de trabalho. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, o município soma 9.099 novos empregos com carteira assinada, somando todos os setores econômicos. Juntando os anos de 2021, 2022 e os resultados de 2023, são 27.736 novos empregos.

Os dados foram compilados pelo Observatório Socioeconômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O resultado favorável é influenciado pelos investimentos em infraestrutura e políticas sociais, implementados pela atual gestão por meio de programas nas áreas de mobilidade urbana, educação, saúde e saneamento e planejamento urbano. Outro fator que reverbera no crescimento dos índices econômicos está relacionado aos processos de licenciamento, que foram, recentemente, desburocratizados e modernizados.

O setor do comércio foi o que teve o maior número de contratações registradas para o período, 359 ao todo. Em seguida vem a indústria, com 248 novos empregos com carteira assinada. O setor de serviços, por sua vez, registrou a abertura de 186 novos postos de trabalho.

Embora de menor relevância no contexto econômico do município, o setor agropecuário gerou sete novos empregos com carteira assinada. O destaque negativo foi o da construção civil, que teve um déficit de 51 postos de trabalho. O estoque total de empregos no município, que é a soma de vínculos ativos com carteira assinada, é de 208.421.

GRUPOS POPULACIONAIS

Em outubro, o saldo de novos empregos fechou positivamente para as mulheres: um total de 512 foram contratadas, enquanto os homens registraram 237 admissões no período.

Nas contratações por faixa etária, o grupo com maior contratação é o de trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos, 593 a todo; na sequência vem o grupo de profissionais com idade entre 40 e 49 anos, anotando 116 admissões para o período; trabalhadores com idade de 17 anos, foram 86; com idade entre 25 e 29 anos, 83. Já no grupo etário de trabalhadores com idade entre 30 e 39 anos, o saldo foi negativo em 83 postos de trabalho. Da mesma forma, no grupo entre 50 e 64 anos, negativando 16 postos de trabalho e com idade superior a 65 anos, com menos 30.

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição Carol Cunha