Diante das altas temperaturas e dos baixos índices de umidade relativa do ar que têm sido registrados em Contagem nos últimos dias e que, de acordo com o serviço meteorológico, se estenderá até quarta-feira (15/11), elevando as temperaturas em 5° graus acima da média, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta sobre os cuidados que todos a população deve tomar durante este período.
Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Contagem (Cievs), Juliana Froeseler, a população deve adotar cuidados básicos com a saúde. O alerta vale, principalmente, para idosos, crianças, hipertensos e diabéticos que são mais vulneráveis aos impactos das altas temperaturas. “A colaboração de todos é fundamental para mitigar os riscos associados às condições climáticas adversas como as que estamos vivenciando.”, pontuou.
Confira as medidas preventivas recomendadas nestes dias de calor extremo:
● Aumentar a ingestão de água e sucos naturais sem açúcar, mesmo sem sede;
● Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
● Os recém-nascidos, as crianças, os idosos e as pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água!
● No período de maior calor, tomar um banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura;
● Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Proteção ao Sol:
● Evitar exposição direta entre das 10h às 16h, utilizando chapéus, bonés, óculos escuros, roupas leves e protetor solar.
● Use roupas leves e que não retêm calor;
● Diminua os esforços físicos sob o sol e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.
Ambientes:
● Permanecer em locais frescos, deslocando-se se necessário. Em casa, evitar a entrada do calor, facilitar a circulação do ar e utilizar menos roupas de cama.
Viagem:
● Manter janelas abertas se o veículo não possuir ar condicionado, levar água e sucos naturais;
● Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol. Sempre que possível, viaje de noite, observando, porém, a situação de segurança no trânsito.
Busca de ajuda médica:
● Procure assistência médica em casos de doenças crônicas, dietas restritivas, uso de medicamentos ou sintomas pouco habituais. Não hesite em pedir ajuda a um familiar ou vizinho no caso de se sentir mal com o calor;
● Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;
● Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil), 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiros).
Alunos nas salas
A Secretaria de Educação de Contagem também vai orientar os professores a falarem aos estudantes da importância de reforçar a hidtratação. As escolas municipais contam com ventiladores.