A Prefeitura realiza a Exposição Gastronômica Culinária de Axé. A atividade acontece no próximo sábado (11/11), das 10h às 13h, na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. O evento é gratuito, aberto ao público e viabilizado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
A exposição conta com várias atividades, entre elas a degustação de pratos característicos da culinária de matriz africana como acarajé, feijoada, bobó de camarão, caruru, munguzá e cocada. Para acompanhar o momento de degustação, a atividade ainda contará com uma roda de samba, comandada pelo grupo Reunião dos Amigos.
A programação também terá uma roda de conversa sobre a importância dessa culinária no cotidiano da sociedade, em que participam do debate Makota Kisamdembu e o babá Everton de Iyemanja, além de zeladores de religião de matriz africana e adeptos e simpatizantes da cultura afrodescendente. A mediação da conversa é de Flávio Santos, Iywo de Osun Ilê Asé Omiojuaro.
Mãe Kátia, idealizadora do projeto, destaca a importância da iniciativa para a valorização da cultura milenar da culinária africana e ainda afirma que, com a exposição, “promovemos e resgatamos os valores históricos das comidas típicas da cultura afro, quebramos preconceitos e promovemos a cultura em Contagem”.
A Exposição Gastronômica Culinária de Axé integra as atividades do Novembro Negro, iniciativa da Prefeitura de Contagem que conta com uma série de ações em reconhecimento da memória, história e conquistas do povo negro.
Serviço - Exposição Gastronômica Culinária de Axé
Data: sábado (11/11)
Horário: 10h às 13h
Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (praça Vereador Josias Belém, nº 1, na Sede)