Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a “Noite do Cinema Brasileiro”, uma ação comemorativa promovida pelo Cineclube Contagem. O evento acontecerá no dia 24 de junho de 2025, das 19h às 21h, no auditório da Prefeitura, e convida o público a refletir sobre a produção cinematográfica nacional e local numa roda de conversa com profissionais do audiovisual da cidade e região metropolitana.
Com o tema "Novas linguagens, perspectivas e desafios do Cinema Brasileiro", a roda de conversa será mediada por Mônica Alves, coordenadora do projeto, e contará com a participação de nomes importantes da cena audiovisual contagense e de Minas Gerais, como o realizador, Clério Dornell; a educadora e realizadora audiovisual, Zi Reis; o jornalista e preservador audiovisual Alexandre Pimenta; a diretora e roteirista Karen Suzane; o ator Alex Alcântara; e a professora e presidenta da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) Tatiana Carvalho.
Em formato de mesa redonda, os convidados irão debater os desafios e perspectivas do cinema nacional, incluindo temas como políticas públicas, criação autoral, fomento, memória e inovação.
“A valorização do cinema brasileiro é também um compromisso com nossa identidade cultural e a memória do nosso povo. Celebrar essa data em Contagem, junto a realizadores locais, é reconhecer o potencial criativo da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Ramon dos Santos.
A ação integra o calendário de atividades do Cineclube Contagem, um projeto que tem como missão fomentar a cultura do cinema na cidade por meio de sessões regulares de filmes seguidas de debates. A coordenadora do projeto, Mônica Alves, destacou que “o Cineclube é um espaço de troca e formação”. “Celebrar o Dia do Cinema Brasileiro é reforçar o nosso compromisso com a democratização do acesso à arte e com o fortalecimento da produção local”, disse.
O evento é gratuito e conta com o apoio da Associação de Apoio aos Produtores de Cinema Independente e de Audiovisual de Contagem (AAPCINE) e região.
2025: ano do cinema brasileiro
O ano de 2025 consolidou-se como um marco histórico para o cinema brasileiro. O país conquistou o mundo com o filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, além de ter brilhado no Festival de Cannes com o premiado "O Agente Secreto", que rendeu ao ator Wagner Moura o prêmio de Melhor Ator.
Outro destaque foi Fernanda Torres, que emocionou plateias ao redor do mundo e levou o Globo de Ouro por sua atuação visceral, reafirmando o legado de sua mãe, Fernanda Montenegro, que desde "Central do Brasil" vem projetando o talento brasileiro no cenário mundial do cinema. Esse novo momento reafirma a força criativa e crítica do cinema nacional, que, para além do prestígio artístico, é um potente gerador de empregos e movimenta uma cadeia produtiva estratégica para a economia cultural do país.
Contagem também tem muito a celebrar. A cidade mineira se destaca como um dos polos emergentes do audiovisual brasileiro. Produções locais vêm conquistando espaço e reconhecimento em festivais nacionais e internacionais, como é o caso do premiado "Marte Um", da produtora Filmes de Plástico, que projetou a potência dos realizadores contagenses e foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2023, levando oito troféus, incluindo melhor longa-metragem de ficção. Em 2025, a cena cultural da cidade segue efervescente, com novos talentos despontando, projetos de festivais e premiações em circulação e iniciativas como o CineClube Contagem, que fortalecem a formação de público e o fomento à produção independente. Esse avanço reafirma que o cinema feito em Contagem não apenas emociona e provoca, mas também gera renda, trabalho e identidade para sua população.
Serviço
Evento: Noite do Cinema Brasileiro, uma ação do projeto CineClube Contagem
Data: 24 de junho (terça-feira)
Local: Auditório da Prefeitura de Contagem – Pr. Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves/Contagem
Horário: 19h
Convidados:
Alex Alcântara, ator e realizador audiovisual
Alexandre Pimenta, jornalista e preservador audiovisual
Clério Dornel, realizador audiovisual
Karen Suzane, cineasta diretora e roteirista
Tatiana Carvalho, presidenta da APAN, pesquisadora e professora de cinema e audiovisual
Zi Reis, educadora e realizadora audiovisual