Contagem está se transformando em referência nacional na valorização da cultura urbana. Desde o dia 8 de setembro, a cidade recebe a edição 2025 do projeto NuBeco, que vai revitalizar, com graffiti e muralismo, quatro becos no entorno da praça da Glória, no bairro Eldorado. A ação é considerada a maior intervenção artística do gênero já realizada no município e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O projeto, desenvolvido pela Associação Move Cultura com apoio do Ministério da Cultura, do governo federal e da Prefeitura de Contagem, chega em um momento simbólico: o bairro Eldorado completa 71 anos de fundação. Nesta edição, três becos recebem murais temáticos sobre “Biomas do Brasil, Água e Clima”, abordando questões socioambientais urgentes. Já o quarto espaço, o Beco do Evento, reunirá 20 artistas em uma criação coletiva inspirada em “A Cidade que Queremos”. Ao todo, serão entregues à comunidade cerca de 1.600 m² de painéis inéditos, que unem arte, memória e participação popular.
O impacto dessa transformação já pode ser sentido por quem passa pelo local. A artesã Eunice Araújo, de 40 anos, descreve a emoção de ver o espaço renovado. “Hoje foi o primeiro dia, quando eu olhei deu um choque assim porque a gente passa por aqui e sempre vê só pichação. Está muito linda essa tela, muito maravilhoso aqui, está muito bonito mesmo e refletindo o Brasil, né? O Pantanal! As pinturas estão ótimas!”
Quem também se encantou foi a técnica de enfermagem Elisângela Silva, de 43 anos. “Então, a gente sempre passa aqui, né? Na última vez que eu passei, os meninos estavam pintando. Aí já fiquei imaginando como ia ficar. Mas realmente deu um visual muito bacana para o lugar. Tá muito lindo! Eu gostei bastante mesmo, foi uma iniciativa muito legal."
Para Rafael Aquino, diretor executivo da Move Cultura, o projeto tem um papel estratégico para a cidade. “Dentre os vários projetos da Move, o NuBeco é um daqueles pelos quais tenho um carinho especial, pois movimenta uma cadeia diferenciada de atores. O projeto reúne uma quantidade expressiva de potencialidades, já que, ao mesmo tempo em que valoriza o grafite e o muralismo, envolve os moradores do entorno dos becos, que se tornam apoiadores da iniciativa. Assim, locais antes evitados pela população passam a ser transformados em áreas de visitação, recebem ensaios fotográficos e se tornam objeto de estudo em escolas, desde o ensino fundamental até cursos de nível superior. Para mim, é uma satisfação fazer parte da história deste projeto."
A coordenação artística está sob a responsabilidade do artista Alberto Tadeu (Tot), que destaca a grandiosidade da edição. “Acredito que esta edição vai ser um dos maiores eventos que Contagem já viveu, pelo volume de trabalhos, pela quantidade de becos e pelas temáticas que poderão ser exploradas pela sociedade. Estamos criando um circuito de arte urbana capaz de atrair visitantes e fortalecer ainda mais a praça da Glória como um ponto de encontro da cidade”.
Circuito Artístico
A execução de cada espaço é realizada em cerca de 12 dias, enquanto o Beco do Evento contará com três dias de criação coletiva. Além de artistas de outros estados, a seleção garante a presença de grafiteiros e grafiteiras de Contagem e Belo Horizonte, valorizando a produção local.
Beco 1 – Biomas do Brasil: fauna, flora e povos tradicionais dos seis biomas brasileiros - já realizado.
Beco 2 – Água é Vida: cenas poéticas sobre preservação e uso consciente da água. [22 de setembro a 3 de outubro | rua dos Ingás, entre os números 255 e 263 – Eldorado]
Beco 3 – Clima e Futuro: reflexões visuais sobre a crise climática e a ação coletiva. [6 a 17 de outubro | rua dos Ingás, entre os números 325 e 345 – Eldorado]
Beco 4 – Beco do Evento: criação colaborativa sobre identidade, memória e futuro. [24 a 26 de outubro | rua dos Ingás, entre os números 417 e 435 – Eldorado]









