Compromissada com a preservação do meio ambiente, espaços públicos, saúde, bem-estar, segurança dos moradores e sustentabilidade da cidade, a Prefeitura, por meio do programa “Contagem Mais Limpa”, executou o serviço de limpeza e capina no Córrego das Andorinhas, além de realizar da atividade de conscientização junto à comunidade, no bairro Beija Flor, na região Petrolândia.
A equipe de mobilização do Programa “Contagem Mais Limpa” instalou três placas educativas em torno do córrego e passou de porta em porta, por toda a rua, conversando com os moradores e fazendo a “panfletagem”, ação com a entrega de informativos sobre os serviços, esclarecendo possíveis dúvidas quanto ao descarte correto do lixo.
A coleta é feita, na região, por caminhões de porta em porta ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. O morador deve descartar o lixo domiciliar em frente à sua casa. Demais resíduos como entulhos, recicláveis, itens volumosos, eletrônicos, madeira, pneus, poda de árvore, resto de capina e óleo devem ser descartados no Ecoponto, localizado no cruzamento das rua Bem Te vi e das Andorinhas,no Beija Flor.
A moradora do bairro, Maria Lúcia, relatou a importância desse trabalho de conscientização feita na região. “É primordial esse diálogo com os moradores, pois gera uma comunicação entre o povo e o governo, entregando o que de fato precisamos, nos deixando tranquilos e aliviados”, disse.
Letícia da Penha, administradora da Regional Petrolândia, destacou como o entrosamento entre comunidade e administração traz resultados positivos a todos e reforça a compreensão dos moradores: “ Estamos promovendo a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania, aprimorando a prática adequada de coleta, reciclagem e armazenamento do lixo. Esperamos que, com essa iniciativa, não haja mais descarte inadequado de lixo e entulhos, o que acarreta em diversos problemas para a região e, consequentemente, para a própria população”.
É importante lembrar que a preservação dos espaços públicos, como vias, praças, parques, áreas de preservação ambiental, córregos, nascentes, entre outros, é um dever compartilhado entre o poder público e a população. De acordo com a lei nº 188/2014, que define políticas e critérios de limpeza urbana na cidade, o descarte irregular de lixo é passível de notificação e multa de R$50 a R$1,5 mil. Denúncias e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 08002831225.