Para que a população tenha um final e um início de ano mais tranquilo em relação às chuvas, a Prefeitura de Contagem executa várias obras, de pequeno, médio e grande porte, em pontos estratégicos do município. Uma delas, a obra de estabilização da encosta nos fundos da Capela Santa Helena, localizada atrás da Prefeitura, na região Sede, está quase pronta.
Para verificar o andamento e os ajustes finais, a prefeita Marília Campos esteve no local, na manhã desta quarta-feira (25/10). Acompanhada do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, e de algumas lideranças comunitárias e autoridades políticas, a prefeita lembrou das fortes chuvas de 2020 que provocaram estragos por toda cidade, inclusive nesta localidade.
“O barranco atrás da igreja e no entorno do campo, próximo à rua Formosa, desmoronou completamente em razão das fortes chuvas que atingiram o município há quase quatro anos. Então de lá pra cá, a Prefeitura tem pensando em soluções de engenharia para recuperar essa área. Hoje, estamos com 95% da obra concluída, uma intervenção que não só vai conter a erosão e eliminar o risco geológico, como também garantir a preservação da Capela Santa Helena, que é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do município”, explicou a prefeita.
Fotos: Ronnie Von/PMC
A previsão é que a obra seja finalizada e entregue à comunidade na primeira quinzena de dezembro deste ano, e possa trazer o alívio esperado para toda comunidade do bairro Santa Helena e região. “A obra realmente superou as nossas expectativas. Vivemos dias muito difíceis em que a capela precisou ser interditada. Hoje vemos essa obra quase concluída. Isto é um momento de muita satisfação para toda comunidade e para nossa cidade porque a capela é de todos. Obrigada à equipe da Prefeitura pelo empenho, estamos realmente agradecidos”, comemorou Antônio Luiz, representante do Conselho da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Assim como ele, as moradoras Neiva Cruz e Doralice da Silva estão contentes com o resultado da intervenção. Elas residem na região há quase 30 anos. “A situação ficou terrível. Virou um buraco e tínhamos medo de ficar na capela, durante as celebrações. Achávamos que ela iria desmoronar. A rua formosa era impraticável de passar. Sofremos muito”, contou as aposentadas. Elas informaram que acompanharam cada fase da obra durante os sete meses de execução. “ A ansiedade era grande, mas agora estamos satisfeitas. A obra ficou muito boa e bonita! Nota dez”, pontuaram.
Iniciada em março de 2023, após reajustes no projeto inicial, as obras de estabilização da encosta da capela englobam a construção de muros de arrimo, aterro, obras de drenagem, pavimento e revestimento vegetal, realizados com o objetivo de proteger o talude. Todas estas etapas já foram concluídas.
Para que ela seja finalizada, falta terminar as canaletas de drenagem, executar o fechamento da área próxima à Capela com cerca, guarda corpo e portões, e promover melhorias na escadaria da rua Diácono Alair Henrique, via adjacente à rua Formosa. Ao todo, serão investidos cerca de R$3 milhões. Os recursos são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com Marília Campos, sua equipe de governo está empenhada em proporcionar períodos chuvosos mais tranquilos no futuro. Em Nova Contagem foram investidos mais de R$30 milhões na construção de muros de arrimo e obras de contenção. Também está em execução na cidade a construção de quatro bacias de retenção. Além disso, a Prefeitura realiza diversos serviços preventivos de manutenção, como limpeza de bueiros e córregos para evitar as inundações.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: RONNIE VON/PMC