17 AGO 2023
SAÚDE
Unidade de Apoio Pediátrico encerra atividades com saldo positivo após período crítico de doenças respiratórias

A Unidade de Apoio Pediátrico (UAP) do Centro Materno Infantil de Contagem está sendo desativada nesta quinta-feira (17/8) com resultados positivos. A iniciativa, voltada para o cuidado especializado de crianças, durante o período de sazonalidade em que doenças respiratórias são mais comuns, se destacou por oferecer atendimento de qualidade e contribuir para a saúde das crianças do município, desde a sua abertura em abril, quando passou a funcionar, de forma temporária, na UBS Novo Eldorado.

Durante os meses de inverno, gripe, resfriado e bronquiolite costumam afetar crianças com mais frequência, aumentando a demanda por serviços de saúde pediátrica. A fim de enfrentar o desafio, garantindo um atendimento eficaz e ágil na cidade, a Unidade de Apoio Pediátrico foi criada com o objetivo de atender exclusivamente às necessidades dos pequenos pacientes.

De acordo com a gerente de enfermagem da Linha da Criança, Laila Ramos, a unidade de apoio pediátrico foi criada para desafogar a grande demanda que o Centro Materno Infantil (CMI) recebia e gerava uma grande fila de espera. “Nesta unidade foram acolhidas e atendidas as crianças classificadas como verde, azul e branco, ou seja, casos de menor gravidade. Nos meses de maio, junho e julho realizamos mais de 5.600 atendimentos, o que permitiu ao CMI focar nos pacientes classificados com maior gravidade”, afirmou Laila.

A agilidade no atendimento foi um ponto de destaque da iniciativa. Com uma equipe dedicada exclusivamente às crianças, o tempo de espera foi reduzido em mais de 80%, segundo Laila, permitindo que as crianças recebessem cuidados médicos especializados de maneira mais eficiente.

"A Unidade de Apoio Pediátrico em Contagem foi muito positiva para minha família. Meu filho é autista e muitas vezes fica inquieto com o longo tempo de espera, todas as vezes que fomos até UAP fomos prontamente atendidos", relatou Iara Pereira, mãe que acompanhava seu filho de 5 anos.

De acordo com Keyla Alves, mãe que acompanhava sua filha de 2 anos, a unidade pediátrica em Contagem superou as expectativas. “Fui recebida prontamente, e o diagnóstico e tratamento da minha filha foi muito rápido. Estou muito satisfeita com a atenção que recebemos e com a melhora no estado de saúde da minha filha, que em menos de 30 minutos já estava sendo medicada".

O sucesso da Unidade de Apoio Pediátrico não teria sido possível sem o esforço conjunto da equipe médica, do apoio da comunidade e do compromisso da atual administração. “A iniciativa demonstra o comprometimento em fornecer serviços de qualidade e garantir o bem-estar das crianças durante os períodos críticos de doenças respiratórias”, disse Laila.

O encerramento da temporada marca não apenas o término do período de maior incidência dessas doenças, mas também o reconhecimento do papel crucial desempenhado pela Unidade de Apoio Pediátrico no cuidado e prevenção de doenças respiratórias em Contagem.

“Fico muito feliz de ver a preocupação da Prefeitura com a saúde das crianças, todas as vezes que fui até o CMI e agora na UAP fui muito bem atendida e vejo todo o suporte que as crianças vêm recebendo da saúde”, afirmou Arici Bezerra, mãe que acompanhava sua filha de um ano na UAP.

Clique aqui e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC

Autor: Estagiário Davi Souza, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo