Na última semana, foram instalados, no bairro Inconfidentes, semáforos com botões de parada acionados pelos pedestres, acompanhados por informações em braile, rampas de acessibilidade e novas faixas de pedestres. Essas medidas têm como objetivo principal aumentar a segurança de pedestres e a eficiência no trânsito local.
As mudanças abrangem tanto as faixas de pedestres instaladas quanto os novos semáforos, e foram implementadas nas avenidas Jair Rodrigues Vale e Frei Henrique Soares, ambas localizadas nas proximidades do número 33.
Agora, os pedestres têm a possibilidade de acionar o botão quando desejam atravessar a rua e uma vez que o ciclo do semáforo se completa, eles podem cruzar a via com segurança. Além disso, quando não houver pedestres aguardando para atravessar, o sinal verde para os veículos permanecerá aberto.
Vale destacar que essa área apresenta um fluxo intenso de veículos, por ser uma via de ligação entre as regionais Riacho e Eldorado. Segundo o diretor de Planejamento da Transcon, Alexander David Silva, os modernos semáforos potencializam o fluxo de veículos e garantem uma travessia segura dos pedestres.
“A instalação no local é fruto da necessidade de criação de uma travessia segura para os pedestres e principalmente alunos da escola Municipal Heitor Villa-Lobos, sem que houvesse prejuízo à circulação de veículos que visam acessar a praça Marília de Dirceu”, explicou.
Os semáforos são controlados por um sistema computadorizado, gerenciado por um equipamento eletrônico. Esse sistema ajusta automaticamente a duração de cada fase do semáforo com base no fluxo de tráfego e no horário do dia.
Quando um pedestre deseja atravessar, o tempo de espera é determinado pelo ciclo completo do semáforo. Se ele estiver completo, o sinal de pedestres ficará verde imediatamente. No entanto, se ainda restar um tempo programado, o pedestre precisará aguardar até que o ciclo seja concluído para que o sinal mude a seu favor.