A segunda edição do Festival Corpo Vibra, cuja premissa é o protagonismo feminino, chega a Contagem nos próximos dias. O evento, idealizado pelo grupo Clã Destinas, vai levar o espetáculo “Passagem” para o Espaço Popular, no dia 18 de agosto, às 19h, e ofertar oficinas gratuitas de expressão corporal, que serão ministradas no parque Gentil Diniz, nos dias 19 e 20 do mesmo mês. A ação foi contemplada em edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC).
“Passagem”, como ato de travessia, de movimentar-se de um ponto ao outro, é o resultado de quase cinco anos de pesquisa e vivência do grupo. “O espetáculo representa a evolução individual de cada dançarina e também enquanto coletivo”, destacou a dançarina Camilla Gomes, entusiasmada em realizar o festival em Contagem. “É o passado e o futuro que nos une. É transformação. Convidamos o público para passar por este portal”, completou ela,, que deu os primeiros passos artísticos na cidade metropolitana e que já rodou outros municípios com o coletivo.
O espetáculo é arquitetado sob o tribal fusion, um estilo moderno que traz a dança do ventre, e se funde a outros conceitos, como o flamenco, a dança indiana e o street dance. Além da apresentação do grupo Clã Destinas, haverá, também, a presença dos artistas Nani Oliveira e Vinícius Pelizari (performance + música experimental); Maria Clara (pintura ao vivo); Vênus (performance poética); e Isabela Ramos (mestra de cerimônias e interações). “Ao convidar essas artistas, vamos seguir com a missão de valorizar o trabalho das mulheres da cidade, enaltecendo o protagonismo feminino”, disse Camilla.
“A segunda edição do festival será maior do que a primeira. Vamos ter mais trabalhadoras da cultura e uma estrutura que não tínhamos antes. Com certeza, o evento ficará na memória do município, pois ele vai valorizar as artes do corpo e da dança por meio das oficinas e ainda possibilitará que os cidadãos da cidade vejam um espetáculo inédito, sem a necessidade de migrar de cidade para consumir uma apresentação de dança”, garantiu a dançarina.
A apresentação ao ar livre vai contar com assentos adequados para pessoas com deficiência e com tradução em libras. Feirantes da Economia Solidária também estarão presentes no evento com diversas opções de alimentação e de artesanato “Queremos democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia de Contagem”, garante Camilla, salientando que a encenação de “Passagem” terá entrada gratuita e livre. “É só chegar”, garantiu Camilla.
Oficinas
Além da apresentação do espetáculo “Passagem”, o Festival Corpo Vibra vai oferecer oficinas gratuitas de expressão corporal. “A ideia é incentivar as pessoas a se aproximarem do próprio corpo, cuidando-o e também utilizando-o como ferramenta de expressão. Por isso, o festival será composto de vivências para que o público experimente diferentes possibilidades”, adianta Camilla. As inscrições para as oficinas foram abertas no dia 8 de agosto. O formulário estará disponível no perfil do evento na rede social Instagram @festivalcorpovibra.
Serviço:
Festival Corpo Vibra
Data: 18/8
Horário: 19h
Local: Espaço Popular (Encontro das ruas Presidente Kennedy e Doutor Cassiano, Centro)
Data: 19 e 20/8
Local: parque Gentil Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo
Oficinas: clique aqui