Os novos membros do Conselho Municipal de Habitação (Comhab), foram empossados no dia 25 de maio, no auditório da sede da Prefeitura de Contagem, para um mandato de dois anos. Os atuais conselheiros foram eleitos em assembleia realizada em dezembro de 2022.
Criado pela Lei Complementar nº 38, de 10 de julho de 2007, o colegiado é composto, de forma igual, entre representantes da sociedade civil e do poder público, garantindo uma composição equilibrada e democrática, potencializando a participação popular na Política Municipal de Habitação de Interesse Social.
Durante a mesa, os novos conselheiros falaram sobre o contexto da política de habitação de interesse social no Brasil e no município de Contagem e as expectativas sobre a atuação do Conselho Municipal de Habitação. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Bedê, destacou que as perspectivas para a política de habitação no governo são de ampliação de investimentos, com a retomada de grandes programas como o “Minha Casa, Minha Vida”.
“Neste sentido, temos um grande desafio de reconstruir e inovar, mostrando a importância de um conselho sólido para fiscalizar, deliberar e acompanhar a execução da política de habitação no município. O colegiado democratiza a gestão e contribui para que programas importantes sejam debatidos”, ressaltou a secretária.
Participaram da cerimônia, a subsecretária de Habitação, Tânia Ferreira, o assessor Isnard Horta e, representando a sociedade civil, Maria Neides e o vereador, Daniel do Irineu.