Em Nova Contagem, a manhã de sábado (29/4), ganhou um brilho especial. Malabaristas e palhaços ocuparam a praça do coreto, encantando crianças e adultos que passavam pelo local. As atividades interativas fazem parte da segunda edição do Festival Circo de Brinquedo e também contaram com oficina de construção de malabares e visita sensorial ao cenário do espetáculo. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto CircoLar Cultural e tem o incentivo do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Contagem.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Deisy Castro, o evento procura aproximar o público da tradição artística do povo de lona, apresentando as novas tendências do circo contemporâneo, que ajudam a manter viva e atual essa cultura popular. “Nosso intuito é fazer este festival para que as pessoas encham seus olhos de arte e se sintam acolhidas”, afirmou.
Além de promover a ocupação dos espaços públicos e levar lazer e diversão à população, o evento contribui para movimentar a cena cultural da cidade. ”Uma proposta como essa contribui também para fortalecer a cadeia artística do município, trazendo para a cena artistas locais, aproximando os artistas da população”, completou Deisy.
Para Marcelo Augusto, um dos artistas participantes do espetáculo, a proposta é interessante, porque dá oportunidade de mostrar ao público uma arte milenar. “Para o cenário circense, um festival promovido na cidade é essencial e fundamental, para conseguirmos manter a importância do circo. Uma arte milenar que sempre encantou todos os públicos”.
Morador de Nova Contagem, Ricardo Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade local. “A iniciativa é muito válida, até mesmo pela dificuldade que muita gente tem de participar de atividades culturais. Vem agregar muito às famílias mais carentes que têm essa dificuldade de acesso”.
O garoto Breno, 8, ficou encantado com as atividades e pediu mais. “O circo é muito bom. Aprendi a fazer malabarismo, gostei dos palhaços e quero voltar mais vezes”.
* Com colaboração do estagiário Davi Souza
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva.