O grande conjunto de vantagens estratégicas, oferecidas por Contagem, foram determinantes para que a Farmax escolhesse a cidade, para instalar seu novo galpão logístico de distribuição de produtos. A abertura da nova unidade faz parte dos planos de ampliação da empresa, que é uma das líderes nacionais da indústria de cosméticos. Na última sexta-feira (26/5), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, se reuniu com o diretor de Operações da Farmax, Leonardo Souza, e a diretora de Gente & Gestão da companhia, Renata Horta.
Com sede em Divinópolis, a Farmax possui mais de 40 anos de mercado, conta com mais de 450 produtos em seu catálogo e uma rede de distribuição nacional consolidada. A empresa foi adquirida, em 2021, pelo grupo de investimentos Vinci Partners. Com isso, foi elaborado um plano de crescimento que prevê, para os próximos cinco anos, uma ampliação da empresa em três vezes o seu tamanho.
O primeiro ciclo dessa expansão teve início em 2022, com a ampliação de sua capacidade de distribuição, a partir de um investimento de mais de R$ 25 milhões. “Contagem era o local mais estratégico para isso, pela sua localização geográfica, que nos permite atender todo o Brasil. Pela opção de serviços daqui, na busca de transportadores e da contratação de pessoas para o trabalho. Cria-se também um ponto central para o negócio. Temos uma unidade em Divinópolis e um ponto também em São Paulo. Nessa unidade de Contagem conseguimos reunir todos os executivos da companhia”, explicou o diretor de operações, Leonardo Souza.
Ele também destacou que atualmente eles distribuem mais de 250 milhões de produtos por ano. “De Contagem sairão mais de 20 milhões de unidades por mês e todas as saídas são faturadas aqui no município”, disse Souza.
Já a diretora de Gente & Gestão da Farmax, Renata Horta, destacou a facilidade na montagem da equipe que trabalhará na unidade. “Foi um privilégio começar um processo de seleção aqui em Contagem. Tínhamos algumas posições para serem preenchidas com perfis específicos, tanto do ponto de vista técnico como do fit cultural da companhia. A Farmax tem uma cultura de cuidado com as pessoas muito forte que queríamos replicar para o time que trabalhará aqui”.
Segundo ela, quando abriram as vagas no mercado, encontram rapidamente excelentes profissionais, tanto no que se refere à formação, quanto em postura. “A oferta de excelentes profissionais no mercado é enorme. Identificamos que aqui tem uma fonte muito boa de pessoas competentes. O processo seletivo do nosso staff em Contagem foi muito suave”.
Somente nesse primeiro momento a Farmax gerou, diretamente, 50 novos postos de trabalho com carteira assinada. Indiretamente, foram mais 80 novos empregos. “Tínhamos um prazo curto na organização dessa operação e nossos parceiros também relataram facilidade no preenchimento das vagas, o que reitera o campo de bons profissionais do município”, afirmou Horta.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, concluiu falando sobre as mudanças realizadas pela atual gestão que estão colaborando para a atração de novos empreendimentos. “São alterações que começam na governança dos distritos industriais de Contagem, desburocratizando-os, até a modernização dos processos de licenciamento para abertura de novas empresas. Isso é fundamental para atrair novos investimentos para o município”.