Parques e centros culturais vão se transformar em palcos para receber os espetáculos infantis “Boo” e “Avoar”. Eles acontecerão nesta terça-feira, às 10h e 15h, no parque Fernão Dias, com entrada gratuita. As apresentações integram o Projeto “Minha Mostra”, da coletiva artística Minha Companhia, das atrizes palhaças Janaína Morse e Maria Tereza Costa.
O objetivo, de acordo com Janaína Morse, uma das idealizadoras do projeto, é encontrar o público, provocar a reflexão e a inspiração por meio da arte. “Por meio da arte e do encontro, queremos levar poesia, sutileza, graça e graciosidade. Além de fortalecer a cultura e a conexão com as pessoas”, explicou.
Os espetáculos reúnem palhaçaria e música, com muito movimento e interação com o público. “Trazemos obras autorais, criadas durante a pandemia. Destacamos como diferencial a versatilidade e o ineditismo dessas produções, que encantam adultos e crianças, e as apresentações têm banda e tudo”, contou Maria Tereza Costa, também idealizadora do projeto.
A banda musical que acompanha o espetáculo Avoar é formada por Débora Costa, na percussão; Letícia Damaris, na guitarra; e Vanilce Peixoto, no violoncelo. “O caos instaurado e vivido em reclusão na pandemia não foi capaz de nos parar. O medo não nos paralisou e conseguimos criar além do possível e do visível”, destacou Maria Tereza.
O "Minha Mostra" é um projeto da coletiva artística Minha Companhia, que conta com o patrocínio da MGS e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Os espetáculos
Medo é tema do espetáculo “Boo”. Segundo trabalho cênico da “Minha Companhia”, é dedicado ao público infantil. Montagem criada durante a pandemia, estreou em 2022, com as palhaças Brisa (Janaína Morse) e Tecla (Maria Tereza Costa). Elas refletem sobre o medo na perspectiva da infância, de maneira leve e bem-humorada, com muitas brincadeiras e músicas. “Em geral, a palhaçaria tem uma licença de falar de situações difíceis, de botar em evidência certas coisas e assuntos, porém, de uma maneira subversiva, sutil e divertida”, explicou a atriz, Janaína Morse.
No show “Avoar”, as palhaças Brisa e Tecla, compositoras e vocalistas, emolduram uma mistura inusitada, com guitarra, percussão e violoncelo, brincadeiras musicadas, participativas, ludicidade e movimento. Tudo isso constrói uma atmosfera de poesia, imagens e muita diversão, surpreendendo dentro do contexto e do que se espera de músicas para criança, contribuindo para a construção de paisagens sonoras contemporâneas para o universo infantil.
Serviço:
Espetáculos “Boo” e “Avoar”
Local: parque Fernão Dias
Horário: 10h (Boo) e 15h (Avoar)
Endereço: parque Fernão Dias - rua Rio Comprido, 4655 - Cinco