Além de promover cultura e lazer na cidade, as diversas atrações que ocorrem em pontos variados, são uma forma de estimular e divulgar os talentos artísticos locais, bem como fomentar a ocupação dos espaços públicos. Em abril, a programação está variada.
No Centro Cultural - Casa Amarela, a exposição “Encantos do Flamenco”, do artista Gaston Danusty, retrata a música e a cultura espanhola em retratos e ângulos únicos. A exposição ficará à disposição do público até dia 7/4. No mesmo local, é possível visitar, também, a exposição “Maquiagens Artísticas”, da artista Jéssica Luiza Cardoso. Caracterização, realismo e transformação da pessoa por completo são ações permitidas a partir da maquiagem. A técnica está presente em novelas, filmes, peças teatrais e, até o dia 19 de maio, o público poderá conhecê-la de perto, em fotografias e desenhos. A exposição ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, Rafael Sá Bertolacini, conhecido popularmente como Rafael Vira Lata, inaugurou uma nova página em sua carreira. Com a exposição “No Fundo da Gaveta”, o artista traz uma reflexão sobre sonhos, medos, morte, vida e tudo que se pode guardar com carinho ou ser esquecido dentro de uma gaveta. Tudo isso a partir das tintas, antes em murais, prédios e outras intervenções urbanas, que passam, agora, para as telas. Os trabalhos podem ser vistos das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Já no casarão do parque Gentil Diniz, Cássio Antunes traz fotografias produzidas durante a pandemia de Covid-19, na exposição “Faces do invisível: retrato de catadores de material reciclável”. Trata-se de um recorte composto por dez retratos, entre os mais de 140 produzidos. Com projetos voltados para exclusão social e crises humanitárias, suas fotografias já foram selecionadas para as convocatórias do “Prêmio Portfólio Fotodoc”, duas vezes consecutivas para o “Festival Paraty em Foco” e “Brasília Photo Show”. Devido aos feriados do mês de abril, museus e locais de exposição ficarão fechados nos dias 6 a 9/4 e 21/4.
Outro destaque é o Cineclube Contagem, projeto da Prefeitura que promove sessões populares de filmes fora do circuito comercial para o público em geral, de forma gratuita e, após as exibições, interage com a população por meio de debates. Neste mês estão previstas apresentações na Maternidade Municipal (14/4) e no auditório da Prefeitura (24/4). Os horários e endereços dos locais podem ser encontrados no link do guia “Acontece”, disponível mensalmente no site da Prefeitura.
Confira todas as atrações de abril aqui! https://www.portal.contagem.mg.gov.br/arquivos/guia_acontece_abril_2023_versao_online_04093531.pdf