O grupo musical Trem Tan Tan, referência nacional na articulação entre arte e saúde mental, fará uma apresentação especial em Contagem na sexta-feira (26/9), às 11h, na UNA Contagem. O show é voltado para profissionais da rede de saúde mental e integra a programação do “VI Seminário Teia - Do Rasgo à Re-existência: o Processo Recovery e os Territórios de Cuidados como Prática de Liberdade e Autonomia”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sympla.
Com 24 anos de trajetória, o Trem Tan Tan é formado por artistas com experiência em sofrimento psíquico e consolidou-se como um dos marcos da luta antimanicomial no Brasil. O grupo já se apresentou em importantes espaços culturais e eventos, como o Itaú Cultural (SP), o Festival da Loucura de Barbacena e a Conferência da ONU Rio+20, levando um repertório autoral que une irreverência, poesia e crítica social.
No VI Seminário Teia, o público poderá conhecer o álbum mais recente do coletivo, “Trem Negreiro” (2023), além de músicas de trabalhos anteriores. O repertório foi preparado para dialogar com usuários e trabalhadores da rede pública de saúde, trazendo composições reflexivas, bem-humoradas e politizadas. Para o diretor artístico do grupo, Babilak Bah, a experiência será marcante:“É uma música alegre e irreverente que emociona e envolve. Convido todos a viverem uma experiência sonora e sensorial impactante. Embarque nesse trem, que é a locomotiva sonora mais interessante da Terra. Vai ser inesquecível.”
Além de Babilak Bah, o Trem Tan Tan é formado por Marcos Evando, Rogéria Ferreira, Reginaldo José, Luciene Mangabeira e Luciana Rodrigues.
A apresentação em Contagem integra a circulação viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que também leva o grupo a outros palcos da região. Em setembro, o coletivo se apresentou no Sarau da Primavera (Betim) e, em outubro, seguirá para o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (BH).
VI Seminário Teia
Em sua sexta edição, o Seminário Teia reforça os debates sobre reabilitação psicossocial e recovery, perspectivas que rompem com o modelo hospitalocêntrico e defendem a autonomia, o cuidado em liberdade e a cidadania como princípios centrais. A programação reúne especialistas, trabalhadores e usuários em atividades que valorizam a experiência de vida, o autocuidado e a potência dos territórios como espaços de acolhimento, inclusão e resistência.
Serviço
VI Seminário Teia
Data: sexta-feira (26/9)
Horário: 11h
Endereço: avenida Maria da Glória Rocha, 175, Bitácula (UNA Contagem)
Inscrições: AQUI
(*) Com informações da Assessoria de Imprensa Trem Tan Tan