No dia 30 de janeiro comemora-se o dia do quadrinho nacional. Várias histórias foram e são contadas por artistas e autores brasileiros, que levam o Brasil para o cenário mundial das HQs. Como não lembrar da Turma da Mônica ou o Menino Maluquinho que fizeram parte da infância de muitos brasileiros?
A história de Contagem também pode ser contada por meio das histórias em quadrinhos, caso da Turma do Contagito, que surgiu durante um concurso, em 2005, para a decisão do mascote para a cidade. Porém, como cada um dos personagens apresentados representavam um setor da história da cidade, optaram por montar a turminha, composta por todos eles.
Inspirando-se na Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, Joaquim Mantiel começou a trabalhar nela e, logo depois, Hyval Leite foi chamado para contribuir também. Estudando a arte de outras obras nacionais e internacionais, Hyval aprimorou a turma do Contagito em sua visão e assim, foram publicados cinco gibis da turminha.
Para Hyval, trabalhar e criar esses personagens foi muito gratificante. “Para mim, eles se tornaram uma família. Eu dei uma persona para cada um desses personagens, porque, antes, eles serviam somente para representar a cidade e não tinham características. Então eu dei uma personalidade para cada um deles”, afirmou o artista.
Entre os personagens da turma estão o próprio Contagito, que presenta a cidade como um todo, com design inspirado nas muitas plantações do passado, principalmente as plantações de abóbora; Chami, que representa a industrialização de Contagem; Zé Gonçalo, que tem seu nome inspirado na paróquia São Gonçalo; Arturinho que representa a comunidade dos Arturos; e a Faluca, que representa a atividade comercial da cidade. Mais recentemente, foram incorporados ao grupo a elefanta Fifi e Caquito, ambos representando a Casa de Cacos.
Para Contagem, fica um sentimento de pertencimento. Em 2025, a Turma completou 20 anos e, durante todo esse tempo, ela fez parte da vida de muitos alunos. “Eu converso com a população e muitos que foram alunos durante essa época se lembram das histórias da Turma do Contagito e se identificam com a cidade. É uma cidade onde as pessoas têm prazer de morar e construir uma vida”, contou Hyval.
Contagem Geek
Além dessa obra, muito importante para a cidade, Contagem promove um evento desde 2022, totalmente voltado para a cultura geek (nerd) no geral: o Contagem Geek. Nesse evento, além das atrações que envolvem a cultura pop internacional, vários artistas locais, inclusive desenhistas de quadrinhos, podem expor sua arte e vendê-la de forma acessível, valorizando e divulgando sua arte para milhares de pessoas que passam pelo evento em todo o Brasil.
A Prefeitura de Contagem continua trabalhando todos os dias para que a arte contagense, seja histórias em quadrinho ou qualquer outro tipo de artista tenha voz.
Valorizar artistas e promover a cultura do país é um dos principais pilares para a atual gestão municipal para preservar a identidade da cidade e do país.









