A pouco mais de uma semana para o início do ano letivo em Contagem, dirigentes das escolas municipais de ensino fundamental e da educação infantil reuniram-se, nesta quinta-feira (26/01), no auditório da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, para fazer um balanço de 2022 e alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2023. A prefeita Marília Campos prestigiou ao lado do vice-prefeito Ricardo Faria o evento e falou de sua expectativa para o ano letivo que começa no dia 6/2.
Após a abertura da secretária de Educação, Telma Fernandes, que falou sobre os grandes desafios da Educação e a preparação para 2023, os dirigentes educacionais apresentaram, de maneira sucinta, as diretrizes para planejar o que será feito na educação fundamental e infantil. Eles discorreram sobre o Programa “Escola Viva” e os projetos que integram o programa, como o “Além dos Muros”, e os programas “Mediação de Conflito” e “Biblioteca e Leitura”, dentre outros.
A primeira parte da apresentação trouxe a proposta de um diagnóstico para o ensino fundamental englobando toda a rede e não as escolas isoladamente, o que poderá levantar informações importantes sobre o atual cenário da educação no município.
“Entendo que um diagnóstico da Rede Municipal de Educação é fundamental para que a gente entenda a nossa realidade e prepare as melhores diretrizes para avançar na qualidade do ensino de Contagem”, pontuou a prefeita Marília Campos.
Após a apresentação dos dirigentes, a prefeita ainda destacou a importante questão da responsabilidade com a gestão. “Não é só responsabilidade com a gestão de quem está na secretaria. Mas, a gestão de quem está na ponta, seja ela administrativa, financeira, pedagógica ou de pessoal, se a gente não tem uma boa gestão não conseguimos implementar o que foi planejado”.
Ao final de sua fala, Marília deixou o seu reconhecimento aos profissionais que abraçam a educação como um grande instrumento para promover mais oportunidades e desejou um ano de grande realizações para todos. “Queria dar uma abraço a todos e que tenhamos um 2023 de muitos avanços e sucesso”.
Escolas equipadas com câmeras de videomonitoramento
A Prefeitura de Contagem está investindo em segurança e incrementando o Centro Integrado de Comando e Controle Municipal de Contagem – CICCM com mais de três mil câmeras de vídeo monitoramento. Um terço delas serão instaladas nas escolas municipais. Todo o acompanhamento das câmeras é realizado por Guardas Civis 24 horas por dia, sendo a unidade formada por profissionais representantes da Defesa Civil, Transcon, Polícia Militar, Samu e de todos os órgãos da Prefeitura.
Atualmente, são 130 câmeras ligadas ao Sistema “Olho Vivo”. A ampliação que está em curso vai instalar mil câmeras nas escolas municipais da cidade. Como piloto foram instaladas câmeras nas escolas municipais Professora Maria Martins, “a Mariinha”, no bairro Tropical, e a José Silvino Diniz, no Solar do Madeira. As câmeras possuem inteligência artificial capaz de analisar o perfil das pessoas e verificar informações no banco de dados das forças de segurança.
Clique aqui para ver mais fotos do evento.