Na última semana, a Prefeitura de Contagem avançou em mais uma etapa do Programa Trama Verde e realizou uma ação participativa de recuperação do solo em áreas públicas degradadas. Sob a supervisão da Defesa Civil do município, a atividade aconteceu no terreno ao lado do Cemei Lúcio de Abreu, no bairro Lúcio de Abreu, e contou com o trabalho conjunto entre servidores e comunidade.
O Trama Verde tem como principal objetivo aumentar o contingente de solo permeável no município, com ações, principalmente, de recuperação de solo degradado e criações de áreas verdes, de maneira a reduzir o índice de desastres decorrentes de erosões e inundações.
No terreno do Cemei, o objetivo não foi diferente. Inaugurada no ano de 2021, a escola sofreu com o deslizamento do solo da encosta localizada ao lado de onde foi construída. Chegando a ser interditada durante um tempo. Foi realizada uma obra de contenção em gabião, assegurando a estabilidade do terreno, proporcionando a retomada das aulas.
Cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores, funcionários da escola, pais e agentes da Prefeitura participaram da ação. As crianças, monitoradas pelos membros da Defesa Civil, e acompanhados de seus tutores e pais, tiveram a oportunidade de realizar o plantio de várias mudas de árvores. Ajudaram no ajuste dos “berços” específicos para cada muda, espalharam as sementes e o adubo, e para selar o processo cobriram com terra e cuidaram para que a muda fosse fixada com firmeza.
Foram plantadas aproximadamente 80 mudas, dentre elas árvores frutíferas, como pitanga e amora, e também não frutíferas, como ipê de médio porte, com o intuito de firmar e fortalecer o solo, devido ao processo de enraizamento profundo dessas árvores. A ação também propicia a maior absorção da água da chuva, impedindo que essa se acumule e gere erosões, contribuindo também para o crescimento das sementes ali plantadas.
Segundo o coordenador do Trama Verde, João Carlos, é de extrema importância que ações como essas sejam repetidas pela população por todo município, não apenas nos terrenos públicos, mas também dentro das casas. “É muito importante que cada um cuide de seu quintal, por exemplo, para que possamos aumentar a área de absorção de água da cidade. Sei que é mais difícil cuidar de um gramado do que de um quintal cimentado, mas quanto maior a quantidade de água captada pelo solo, menos ela vai parar nas ruas, nas bocas de lobo, diminuindo o risco de inundações.”
O plantio realizado na escola, além de trazer maior qualidade ao meio ambiente e a infraestrutura pública do município, resgatou também a segurança dos alunos, funcionários e famílias atendidas pela Cemei.
Para Grazielle Mafra, mãe de um dos alunos da escola, a ação da Defesa Civil recuperou não somente a segurança para a região, mas também valores de ecologia e o contato com a natureza que muitas crianças não possuem hoje em dia. “Gostaria que todos soubessem da importância do contato das crianças com a terra, que faz com que elas saibam de como é importante cuidar da natureza, e como isso pode ser algo legal e divertido. Eles estão tendo esse contato hoje, mas irão crescer, e as árvores crescerão junto com eles. Além de tudo gera um senso de pertencimento e identidade também. Meu menino já está ali, gritando para todo mundo que a árvore é dele. Foi ele quem plantou”.
Para o gerente da Regional Sede, Delmario Caires, o plantio concretiza um trabalho árduo mas importante realizado no local, desde os problemas enfrentados após a construção da escola. “É fundamental que, agora, cada um nos ajude a cuidar desse lugar. Esse trabalho traz um bem enorme para nós, não apenas por conta da segurança e preservação do meio ambiente, mas também deixa o local mais bonito, mais agradável. Aumenta nosso bem-estar e qualidade de vida”.
O gerente também aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso com a comunidade. “Recebemos muitas demandas relacionadas à limpezas de córrego e deslizamentos das encostas dos córregos. Precisamos trabalhar em conjunto para podermos sanar todos esses problemas. Assim como hoje, a regional, a Prefeitura, estarão sempre dispostas a ajudar. Mas é um trabalho que deve ser desempenhado também por cada um, nas ruas e dentro de suas casas”.
A diretora de Rede Física da Seduc, Renata Rezende, que esteve presente na ação, exaltou o trabalho de todos e assegurou que a secretaria tem acompanhado de perto a situação do Cemei. “Essa escola está sendo monitorada constantemente. Gostaria de assegurar que não há nenhum risco estrutural. Hoje realizamos essa ação por uma questão, principalmente, ambiental, de movimentação de solo. E mesmo após esse momento iremos continuar com o monitoramento, contando com a ajuda de nossos engenheiros e também da Secretaria de Obras”.
A ação foi um tremendo sucesso, reafirmando o compromisso da Prefeitura em garantir uma maior qualidade de vida para os moradores das comunidades de Contagem. Além de aumentar a integração entre população e entidades públicas no trabalho pelo meio ambiente e pela vida.