A Prefeitura de Contagem encerra este fim de ano com uma programação de exposições nos espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura. Por meio do Edital Movimenta Galerias 2022 foram selecionadas 14 exposições de acordo com as propostas inscritas para cada espaço. Os artistas receberam premiação para realização dos projetos expositivos em agendas bimensais, que serão distribuídas ao longo do período de um ano. Em novembro, iniciam-se três mostras.
Nesta sexta-feira (18/11), vai ser realizada a abertura da exposição “Nossas histórias”, do artista Tião Campos, com esculturas em madeira. A exposição poderá ser visitada de 21 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. Assim como nos presépios, tradicionais ou não, o sincretismo da cultura popular está presente nesta exposição, que poderá ser vista na Galeria do Centro Cultural / Casa Amarela, antes e durante as intervenções/ambientações do “Natal de Luz”.
As peças, cuidadosamente esculpidas recebem acabamento em pintura para ilustrar o seu vasto imaginário e observação das coisas do mundo. Simplicidade, irreverência e “ingenuidade” estão presentes em todas as peças que, individualmente ou em grupos, contam um pouco da história do mundo em ricas e detalhadas crônicas visuais. Como costuma ser característica das produções da arte popular, que a crítica especializada classifica como “NAIF”, as esculturas de Sebastião, são muito coloridas, festivas e alegres.
Muitas peças ilustram festas, folias, rodeios, igrejas, oratórios, cortejos religiosos, animais e figuras extraídas de sua memória e fértil imaginação. Destaca-se também a caracterização de personagens ficcionais ou personalidades de suas relações cotidianas e a representação das culturas dos povos nativos andinos, das regiões remotas da América do Sul, assim como dos índios brasileiros, que o artista gosta de acompanhar nos documentários de TV.
Artista
Sebastião Batista Campos, 81 anos, nasceu em Desterro de Entre Rios e se criou em Carmópolis de Minas, é casado e pai de dois filhos. Gente simples e humilde, ele passou boa parte de sua infância na roça. Reside em Contagem há mais de cinquenta anos, no bairro Riacho, tendo trabalhado em diversos segmentos para criar sua família.
Há cerca de 25 anos, Sebastião Batista Campos começou a fazer bijuterias refinadas em suas horas de folga, confeccionando especialmente terços e rosários de miçangas, por gosto e para incrementar a renda familiar. Após sua aposentadoria, com mais tempo e disposição, iniciou a produção de esculturas de madeira, influenciado pelo filho Jônatas Milagres Campos - Artista.
Sua criatividade, bom humor, senso de observação e curiosidade se potencializaram nesta produção artesanal, sempre com a orientação do filho, como gosta de ressaltar. Tião sempre teve gosto e curiosidade pela arte, mas apenas, recentemente, pode se dedicar e desenvolver seu talento. Da sua infância no interior, vem o gosto pelas festas, costumes e tradições populares, no modo de vida simples das comunidades rurais.
O conjunto de sua obra chama a atenção pela unidade, coerência e originalidade das peças, anunciando um artista maduro, completo, genuíno e mostrando que nunca é tarde para começar. Em curto período tempo já produziu mais de 300 esculturas e segue apurando sua habilidade no trato dos materiais e ferramentas de trabalho.
Serviço Exposição:
Tião Campos - Nossas Histórias
Galeria do Centro Cultural de Contagem
Rua Dr. Cassiano, 130, Centro, Contagem – MG
Abertura: 18 de novembro - das 19h30 às 21h
Período: de 21 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023
Visitação: de 21/11/2022 a 31/01/2023 – de segunda a sexta, das 8h às 17h
No período da programação natalina, aberta também de quinta a domingo, das 19 às 21h.