Oficina lúdica, com traços, desenhos, cores, criatividade e tudo que envolve quadrinhos pôde ser acompanhada, de perto, por professores da rede pública de Contagem, nesta terça-feira (20/9), no Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho, conhecido como Casa Amarela. O evento, ministrado pelo artista Hyval Leite, fez parte da 16ª Primavera de Museus, cujo objetivo é promover uma programação museológica, visando outras leituras sobre os 200 anos da independência, fomentando o debate crítico e a construção de novas narrativas que se não se limitem apenas à história tradicional.
De acordo com Hyval Leite a oficina de quadrinhos mostrou na prática, como fazer um ‘fanzine’ – uma história em quadrinhos feita de forma rápida com recursos mais em conta. “A ideia foi mostrar como se criam argumentos, roteiros, desenhos, diálogos, enfim, uma série de técnicas, inclusive alternativas de desenho, além de fazer impressões de formas práticas e de baixo custo. O conceito a ser mostrado aos visitantes é a educação por meio da imagem e a história que envolve tudo isso”, completou.
A oficina foi realizada em dois turnos, com cerca de 30 alunos. Contudo, para o autor, trata-se apenas de um primeiro passo que pode ser levado a um projeto maior. “Hoje, em pouco tempo, apresentamos as técnicas, e o conteúdo, como construir uma história com início, meio e fim. A partir de agora vamos criar um grupo, discutir aquilo que foi debatido, trocar informações e, mais adiante, buscar algo maior. Há espaço para esse tipo de trabalho em diversas áreas, que incentivam a criatividade”, disse.
Ele explicou, ainda, que na oficina foram tratados temas mais relacionados ao descobrimento do Brasil, seguindo a programação da 16ª Primavera de Museus. “Daqui por diante podemos desenvolver uma série de ações que certamente trarão outras abordagens, que a comunidade, num todo, poderá participar”, completou.
Professor de ciências da Escola Municipal Professor Domingos Diniz, no Parque São João, Ericson Sousa da Silva, destacou que fez o curso por dois motivos: por gostar da área e pela possibilidade de aplicar os conhecimentos também na escola. “O fato de estar em grupo facilita a troca de ideias, e mesmo que seja num curto espaço de tempo, as ideias fluem muito bem e, no dia a dia, é possível montar, na nossa área, projetos mais variados, inclusive de forma multidisciplinar. Curso muito positivo”.
Para Jéssica Luiza Pádua, professora de artes na escola Ápio Cardoso, “a oficina foi muito legal, principalmente por ela fazer uma ligação com diversas disciplinas, como história, português, matemática. Além disso, conhecemos pessoas, trocamos experiências e discutimos métodos a serem aplicados posteriormente”.
Quem é Hyval
Hyval Leite, recentemente, esteve presente ao Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ, em Belo Horizonte, onde levou suas criações, além de falar sobre sua experiência como artista.
Hyval é um dos criadores da Turma do Contagito e o responsável pela criação dos últimos dois personagens, que retratam a Casa dos Cacos. Um dos personagens é de conhecimento público: a elefanta Fifi. O outro está com votação em aberto para a definição do nome. Para votar no nome do novo personagem, clique aqui https://www.portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/76097/prefeitura-realiza-votacao-para-escolher-o-nome-do-novo-integrante-da-turma-do-contagito/
Clique aqui e confira a galeria de fotos.