A Prefeitura de Contagem está realizando uma série de intervenções na estrutura do Parque Gentil Diniz, que vão deixar o local mais integrado com a natureza, inclusivo, confortável, bonito e seguro para seus visitantes. As obras, iniciadas no dia 06/09, vão ocorrer na área interna e externa do parque e têm previsão de entrega em março de 2023.
A primeira fase das obras está ocorrendo na área externa do parque, com a revitalização de todo o passeio e instalação de piso tátil em alguns trechos. As grades em torno do parque, serão restauradas e instaladas sobre muretas que receberão sinalização de identificação do parque. Um novo portão vai ser instalado na entrada, que vai ser ampliada e reestruturada com materiais mais resistentes, duráveis e modernos. Em todo o parque, a identidade visual será feita por meio de grafismo.
Na parte de dentro do parque, a Casa Verde, não fazia integração com a natureza e seu espaço era pequeno para receber reuniões e dinâmicas de grupos, por este motivo nas próximas etapas da obra, ela terá o piso ampliado com a criação de um deque de madeira, para dar mais acessibilidade e aumentar a capacidade de pessoas no espaço. Uma biblioteca com mesas de leitura e capacidade para abrigar, aproximadamente, mil e quinhentos livros será montada no espaço multiuso.
A arquiteta responsável pelo projeto, Rosana Piló, falou sobre alguns detalhes que serão implementados no local. “Pensando na parte estética da Casa Verde, algumas áreas serão envidraçadas e terão detalhes com elementos arquitetônicos que vão auxiliar no conforto térmico e na iluminação, além de trazer modernidade".
Outro ponto importante da obra são os acessos à Casa Verde e a área de convivência, além da escadaria principal, os visitantes poderão passar pela trilha e pela rampa de acessibilidade. Já os banheiros, serão adaptados para receber pessoas usuárias de cadeira de rodas e dar mais privacidade.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Tereza Camisão, destacou a importância da revitalização para a preservação do parque. “A reforma do Gentil Diniz vai possibilitar torná-lo referência para educação socioambiental. Vamos ter um local equipado para receber escolas, alunos, visitantes para pesquisas, estudos e contemplação. O parque está na Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores, bacia que merece atenção especial e demanda a conscientização da população sobre a importância de sua preservação”.
A obra, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e da Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem - Conparq, está sendo desenvolvida pela Cavac, a partir de uma compensação ambiental preventiva, em decorrência do empreendimento da Inova Park, que está sendo realizada no município.
Durante as obras, o parque continuará em funcionamento, mantendo as atividades normalmente, Apenas algumas áreas serão isoladas para acesso do público, a fim de garantir a segurança.