A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou na quinta-feira (11/8), da etapa Contagem do Circuito e-Minas 2022, iniciativa promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais - Federaminas, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Contagem - Acic, que tem como intuito reunir lideranças empresariais para debater propostas e políticas públicas para o desenvolvimento econômico do Estado.
No painel sobre os desafios para o desenvolvimento econômico, a prefeita Marília Campos destacou o conjunto de esforços empreendidos pelo Poder Público para atrair novos investimentos, tendo em vista a geração de emprego, renda e de arrecadação para o município, mas sobretudo do grande empenho para a fixação das empresas já instaladas. “Contagem está inserida numa realidade metropolitana, e por isso meu desafio é duplo: criar uma boa ambiência de negócios, mas também prover qualidade de vida para que as pessoas sintam-se bem em sua própria cidade, gostando de morar nela”.
A prefeita destacou o montante de R$ 80 milhões investidos na 1ª etapa do Programa Asfalto Novo, iniciativa que melhora a infraestrutura de mobilidade do município. O programa está revitalizando 53 ruas na cidade – totalizando 52 km de vias. “Grande parte da malha asfáltica é da década de 80”, explicou Marília.
Ele ponderou ao setor empresarial que não é possível confundir desenvolvimento econômico com exploração econômica. “O desenvolvimento econômico não tem como finalidade enriquecer os que já são ricos. Ou ele favorece a todos ou não favorecerá ninguém”.
Adriano, que já foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do município de Extrema, destacou o papel do planejamento estratégico entre o setor público e a iniciativa privada. “Hoje o município de Extrema vive a seguinte realidade econômica: é uma cidade que tem uma população estimada de 50 mil habitantes, mas gera 60 mil empregos de carteira assinada”.
Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico fez sua intervenção destacando a contribuição social das atividades empresariais. “Além de gerar emprego, os impostos a tributação recolhida das empresas também financia políticas públicas, como educação e saúde”.
A presidente da ACIC, Sandrelli Rois, destacou a importância do evento. “Hoje reunimos aqui representantes das associações comerciais das cidades de Belo Horizonte, Carmópolis de Minas, de Divinópolis, Lagoa Santa, Mariana, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Ponte Nova, Raposos, Ribeirão das Neves, São Sebastião do Oeste, Sete Lagoas e Três Marias, além de todas as lideranças empresariais aqui de Contagem que estiveram presentes. O desenvolvimento econômico, efetivo e perene passa pela associação e diálogo do setor empresarial”.
Participaram dos debates o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, a presidente da ACIC, Sandrelli Rois, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, o diretor de operação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-MG enas Empresas, Adriano Carvalho da Agência de Promoção do Estado de Minas Gerais - Invest Minas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem, René Vilela, dentre outras autoridades.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS