A nova releitura da peça "Chapeuzinho Vermelho" encantou os alunos da Escola Municipal Dona Babita Camargos, no Centro de Contagem, nesta quarta-feira (15/6). Ela tem sido apresentada a partir de uma nova releitura em várias escolas municipais de Contagem, direcionada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O Grupo Trem, composto de dois atores e duas atrizes, por cerca de uma hora, contam a famosa história de uma forma muito criativa, lúdica e engraçada.
Com muita interação, música, diversão e alusão à contemporaneidade – atores usam e abusam de recursos visuais e corporais, como “dancinhas de Tik Tok”, gírias e gestos, a fim de entreter e tirar boas risadas dos presentes.
Ao lado da apresentação, um ator gesticulava, em Libras, caso alguma criança com deficiência auditiva estivesse ali.
Quem pensaria, um dia, o “Lobo Mau”, talvez, não seria mau? E se a Chapeuzinho Vermelho se sentisse desafiada pelo Lobo em ir por um outro caminho até a casa da vovó, porque foi dito que ela não era corajosa? E se o Lobo fosse reconhecido por Chapeuzinho, que reparou na quantidade de pelo na “Vovó”? Essas e outras situações são vivenciadas na peça, que já passou por duas escolas e continuará sendo apresentada em outros locais de Contagem.
Para o ator Lucas Chiaradia, essa forma inovadora de comunicar é um caminho encontrado para que uma história, mesmo sendo conhecida, possa ser vista e entretenha os presentes. “A história que a gente conhece já é adaptada da original. E o que fazemos é uma forma nova de contar aquilo que já é conhecido, mas trazendo uma linguagem e uma forma atual de entreter quem nos assiste”, disse.
O Trem é um grupo de teatro que está com quase 14 anos e apresenta “Chapeuzinho Vermelho” desde 2017, com a mesma formação de atores, que se revezam entre os personagens. “Exploramos a mímica, a dublagem, a imaginação. Estamos apresentando em diversos locais, inclusive escolas, com contemporaneidade”, continuou Lucas.
A peça
“Chapeuzinho Vermelho”, do Grupo Trem, já se apresentou seis vezes em Contagem e deverá continuar se apresentando nas próximas semanas. Ao menos mais duas irão acontecer, em local ainda a ser definido pela coordenação do “Diversão em Cena”, um projeto da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert. É a primeira vez que o “Diversão em Cena” chega às escolas da cidade.
A primeira escola que recebeu o Diversão em Cena em 2022 foi a Joaquim Teixeira Camargos, no Água Branca. Nesta terça-feira (14/6), os alunos da Giovanini Chiodi, em Nova Contagem, acompanharam as sessões e, nesta quarta, foi a vez da Escola Municipal Babita Camargos, no Centro, receber a peça. Nesta quarta, estima-se que cerca de 400 crianças viram o espetáculo.
A Escola Municipal Dona Babita Camargos
Comemorando 50 anos em 31 de outubro de 2022, a Escola Municipal Dona Babita Camargos tem promovido uma série de ações artísticas como forma de entretenimento aos alunos. De acordo com a diretora Adriana Aquino, “2022 é um ano de resgate pós-pandemia e a arte é uma forma de socializar os alunos, que por dois anos não puderam frequentar locais de forma presencial”. Para 2022 estão previstas, ao menos, três reuniões na escola: “Arraiá da Babita”, dia 9 de julho; “Festa da Família”, em setembro; e a “Festa Etnicosociais”, no final do ano, que contará com a presença da Comunidade dos Arturos.