Com o objetivo de promover a cidadania e o acesso do cidadão a vários serviços públicos, a Prefeitura realiza, neste sábado (21/5), das 10h às 16h, o evento “Ação Social”, que acontece no posto de atendimento – Prefeitura Aqui, localizado no Shopping Contagem, na av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Piso G3 - bairro Cabral, em Contagem.
Dentre os serviços ofertados estão: CadÚnico, Procon, Cartão Ótimo, Receita Municipal, Copasa, OAB, Suas, Sine Contagem – Oferta de Cadastro para Jovens e informações sobre o IBGE.
A Ação Social tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos benefícios do CadÚnico, que é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras, que dá acesso à diversos programas sociais, nos níveis municipal, estadual e federal. Qualquer pessoa pode realizar o CadÚnico, bastando ter seu perfil definido.
Os atendimentos para cadastramento e atualização do CadÚnico, Cartão Ótimo e Procon devem ser pré-agendados pelo número: 3361-3703. Os demais serviços serão atendidos de acordo com a demanda no dia.
CadÚnico - Acesso a Programas Sociais
O CadÚnico é o principal instrumento para o acesso ao Auxílio Brasil (Bolsa-Família), Benefício de Prestação Continuada – BPC/Loas, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social Copasa, Programa Casa Verde e Amarela (Programa Minha Casa Minha Vida), Carteira do Idoso, Identidade Jovem (ID Jovem), Casamento Comunitário e Cartão Social – Contagem, dentre outros.
Documentos necessários originais para renovação e cadastro no CadÚnico:
Sine Contagem – Cadastro Jovem Aprendiz e Estágio
Um dos destaques dos serviços ofertados é o atendimento de jovens para cadastro no Programa Jovem Aprendiz, para jovens de 18 a 22 anos, e o cadastro de estágio para estudantes dos níveis técnico e superior. Serão cerca de 15 estandes de empresas e organizações sociais com capacidade para atender cerca de mil pessoas. Os documentos necessários para inscrição nos cadastros são CPF e Carteira de Identidade.
A ação visa atender à demanda crescente de empresas que procuram por jovens aprendizes na região metropolitana, facilitando o acesso do jovem ao cadastro das organizações, que oferecem oportunidades de emprego e de estágio. Também será ofertado o acesso ao cadastro de vagas para jovens na condição de pessoas com deficiência - PCD.