A etapa final das obras de duplicação do viaduto Ceasaminas, na região Ressaca, foi acelerada nesta segunda-feira, (7/3). A previsão para que esta fase do projeto seja concluída é até o final da semana, quando as interdições temporárias no trânsito serão liberadas.
Neste momento, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, executam o fresamento da Av. Helena de Vasconcelos Costa, que leva até o viaduto. Na sequência, será feita a concordância das pistas e o recapeamento completo. O pavimento antigo será totalmente trocado por um novo na faixa sentido Pampulha.
O engenheiro responsável pela obra no Ceasaminas, Felipe Benatti Fiuza Filgueiras, detalhou as atividades realizadas nesta fase da obra e as alterações que foram necessárias no trânsito, com o fechamento de uma faixa da via citada durante o horário de trabalho das equipes.
“Nesta semana, estamos fazendo a liberação da avenida Helena de Vasconcelos, com fresamento hoje (segunda-feira) e meta de iniciar amanhã (terça-feira) o asfaltamento. Precisamos fechar uma faixa desta via, sentido Pampulha, para executar a pavimentação, o que vai interferir no fluxo do trânsito entre 9h e 15h até esta sexta-feira. A ideia é aliviar o tráfego nos horários de pico”, explicou.
Em virtude da execução das obras, o recomendado é que motoristas evitem passar pela avenida Helena de Vasconcelos ao longo desta semana, nos horários citados pelo fiscal da obra, a fim de evitar a sobrecarga do trânsito no local. Uma alternativa é optar pela BR-040. Na próxima etapa da intervenção, a expectativa é que a pista do corredor seja liberada. Outras intervenções ainda ocorrerão. Todavia, o impacto no trânsito será mínimo.
As obras de duplicação do viaduto Ceasaminas seguirão para novas etapas, como reforça Felipe, projetando a conclusão até o final do mês de março. “Ainda existem mais etapas para serem realizadas após a conclusão da pavimentação, então, a avenida Helena de Vasconcelos deve ser liberada daqui 15 dias. E, pretendemos entregar o viaduto até o fim de abril. Temos 85% da obra concluída”, disse.
Mais rapidez no trânsito
A implantação do elevado sobre a BR-040 vai integrar as regionais Nacional e Ressaca ao restante da cidade, com a ligação do corredor com a Via Expressa e BR-040, o que facilitará o acesso ao Ceasaminas, Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, e garantirá mais fluidez do trânsito.
Após concluído e entregue, o viaduto passará a ter três faixas em cada sentido da via e contará também com a ampliação das alças de acesso do elevado, nova iluminação, reestruturação das calçadas e adequações de mobilidade.