A implantação de serviço de telefonia pelo Centro de Autorização de Procedimentos-Ceaps, da Secretaria Municipal de Saúde, se tornou essencial para agilizar as filas de espera de consultas especializadas e exames no município. No mês de fevereiro, desde o início do mutirão de consultas especializadas, este serviço vem fazendo contato com os usuários que aguardam por um agendamento.
Para a diretora da Regulação do SUS Contagem, Carolina Martins, a iniciativa promoverá uma grande melhoria no atendimento à população. “Estamos na fase de implantação do setor de telefonia, que é um setor que promoverá um avanço para que a gente consiga melhorar as filas de consultas especializadas e exames”, contou.
O setor é responsável por fazer o contato com os pacientes, após o agendamento da consulta, confirmando a presença do usuário alguns dias antes do atendimento. Ao todo são feitas três tentativas em dias diferentes de falar com o paciente. Desse modo, é muito importante que a população vá até a Unidade Básica Saúde-UBS de referência e atualize seus dados cadastrados para receberem a ligação.
“É algo que nós precisamos contar com a ajuda das unidades de saúde e da população, para que haja atualização cadastral. Assim o paciente consegue receber a ligação, e nós conseguimos orientá-lo a respeito da consulta ou exame”, enfatizou a diretora da Regulação do SUS Contagem.
O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mutirão de Consultas Especializadas
Contagem iniciou o mutirão de consultas especializadas no dia 14 de fevereiro no Centro de Atenção Especializada Iria Diniz. A princípio foram ofertadas cerca de 1400 consultas nas especialidades endocrinologia infantil, cardiologia, urologia, cirurgia geral, dermatologia, ortopedia e neurologia adulto.
Com o mutirão 43.088 pessoas que precisam de uma primeira consulta especializada e estão esperando serão atendidas. Neste mês de março, a capacidade poderá chegar a 4 mil consultas, e, em abril, será ampliado para 6.200 primeiras consultas e 2.600 consultas de retorno. Ao todo, serão ofertadas 64.730 consultas e as especialidades contempladas são cirurgia geral, cardiologia, neurologia, ortopedia, otorrino, dermatologia, reumatologia, nefrologia, pneumologia e urologia.