A Prefeitura de Contagem e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG assinaram na tarde desta quarta-feira (16/2) convênio com as secretarias de Educação e de Governo que garante apoio à formação de servidores (as) e conselheiros (as) municipais. As secretarias de Saúde e de Cultura também devem assinar convênios com a universidade nos próximos meses.
Participaram da assinatura do convênio a prefeita Marília Campos, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro. Também estiveram presentes a secretária de Cultura, Monique Pacheco, os secretários de Governo, Pedro Amaral, e de Saúde, Fabrício Simões, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, e o vice-diretor da Faculdade de Educação – FAE/UFMG, Wagner Ahmad Auarek.
A prefeita Marília Campos destacou a celebração da parceria com a UFMG para qualificar os servidores do município e melhorar os serviços e o atendimento à população. “Esse convênio permite que a UFMG, por meio da FAE, faça a formação de nossos educadores e educadoras. Mas além disso, temos convênios com a Cultura, com o Governo, com a Saúde e isso é muito importante para qualificar nossos servidores”, apontou.
Sandra Almeida, reitora da UFMG, ressaltou a presença da universidade em parcerias por todo o Estado e a interlocução com o Poder Público para “contribuir” com a sociedade. “É uma satisfação poder contribuir em áreas que para nós são muito caras. Temos um compromisso com a Educação Básica, assim como temos com a Saúde e a Cultura. Essa parceria colabora com nossos objetivos de contribuir com as políticas públicas e com a sociedade”, celebrou.
Educação
O convênio entre UFMG e Secretaria de Educação se dará por meio da pró-reitoria de Extensão – Proex, com interveniência financeira da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep e execução da Faculdade de Educação – FAE, visando a execução do Programa de Aperfeiçoamento Docente - PAD Contagem.
O PAD é um programa de capacitação voltado à formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino e foi lançado na noite da última terça-feira (15/2), com transmissão do Canal da Educação no Youtube.
O valor do convênio é de mais de R$ 2 milhões de reais, com recursos da Secretaria de Educação, que beneficiarão 1.680 trabalhadores e trabalhadoras da Educação, sendo 840 da Educação Infantil, 640 do Ensino Fundamental e 200 da Educação de Jovens e Adultos.
“Trata-se de um importante convênio, com uma das maiores universidades do Brasil. Temos certeza que impactará bastante na qualificação dos nossos professores e professoras e, consequentemente, na qualidade do ensino de nossas crianças e estudantes, na perspectiva da formação integral e integrada que defendemos”, apontou a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro.
Saúde
O convênio com a Secretaria de Saúde ainda será assinado e, segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a parceria com a UFMG permitirá “ter informações mais concretas e fidedignas” a respeito da Covid-19 e dos impactos da pandemia.
“A gente sabe da importância da UFMG no contexto da pesquisa, especialmente na área da saúde. Nesse sentido, buscamos essa parceria para sanar diversas demandas, inclusive na busca de dados e informações para tomadas de decisão. O Know how que a UFMG tem na área de pesquisa clínica vai contribuir para termos mais clareza em relação a diversas áreas assistenciais como estratégia de saúde da família, impacto da Covid-19, a sequência dos efeitos da pandemia e as ações que teremos pela frente para minimizar esses impactos”, afirmou Fabrício.
Cultura
Assim como a Saúde, a secretaria de Cultura também assinará o convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais. Para a secretária de Cultura, Monique Pacheco, essa parceria vem para fortalecer uma política pública do município de integração entre Cultura e Educação.
“A Cultura está com uma grande parceria com a Educação e essa parceria com a UFMG vem celebrar esse laço. É um programa de governo muito importante para poder socializar e democratizar a cultura por meio dos espaços de Educação, da sensibilização dos professores e da presença dos estudantes na arte e na cultura. A universidade trará diretrizes pedagógicas e certa organicidade para um projeto que é entender como a cidade pode articular essas duas forças, que são Educação e Cultura, de forma a impactar as próximas gerações”, ressaltou Monique.
Governo
A parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria de Governo já está em andamento e ocorre por meio da Fundep, pelo Projeto “Democracia Participativa”, do curso de Ciência Política e coordenado pelo professor Leonardo Avritzer.
“A expectativa é de que a formação eleve a capacidade de debate dos conselheiros regionais, qualificar as intervenções nos territórios e a entrega dos serviços da Prefeitura, fortalecendo a participação popular e as administrações regionais”, destacou o secretário de Governo, Pedro Amaral.
O curso é voltado para 500 conselheiros regionais (eleitos nos territórios), com duração de um ano e ocorre no formato EAD. Também são realizados encontros presenciais nos territórios e são disponibilizados podcasts com aulas comentadas dos professores.