Representantes do Executivo municipal visitaram, nesta quarta-feira (26/1), o Parque Linear São Mateus, na região Nacional, antigo “Buracão do São Mateus”. A prefeita Marília Campos aproveitou a ocasião para visitar e conversar com os servidores da "Casa Amarela", local onde funciona o Centro de Referência de Assistência Social - Crea São Mateus.
Durante o encontro, a chefe do Executivo, prefeita Marília Campos, informou que o local passará por manutenção e obras de revitalização. “Esse parque possui muitos locais que dão para promover atividades culturais e práticas esportivas com a juventude, crianças e adultos. Vamos consertar os equipamentos que é preciso e dar mais um espaço para que a população possa ocupar de maneira correta”, afirma.
A prefeita disse também que é preciso o apoio de todos e todas para que as intervenções no local sejam preservadas. “Vamos marcar uma reunião com os moradores, tirar uma comissão para definir quem vai nos ajudar a fiscalizar e manter o parque. Não adianta a Prefeitura vir e realizar o serviço, mas é preciso que a população apoie e colabore com a manutenção das obras realizadas”, explica.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Maia, já está sendo realizado o serviço de limpeza, poda, capina e varrição. Novas intervenções também estão programadas para acontecer em breve. “No projeto do parque está incluído o plantio de árvores, a manutenção de equipamentos como quadra, pista de skate e teatro de arena, além de uma revitalização da "Casa Amarela", que passará por nova pintura. Tudo isso para deixar o espaço mais agradável. A pedido da comunidade, iremos implantar um parquinho para as crianças”, informa.
O secretário de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, afirmou que a Prefeitura fará tratativas com a comunidade para que políticas públicas esportivas sejam implantadas na região, como os programas “Pratica Contagem” e “Movimenta Contagem”, incentivando a população a ocupar o local. “Vamos levar nossos programas de práticas esportivas aeróbicas voltadas para a população idosa e mais jovem. Também estaremos abrindo esse ano o Programa “Primeiros Passes”, voltado para educação esportiva de crianças. Vamos incentivar a prática esportiva para termos grandes atletas no futuro”.
A secretária de Cultura, Monique Pacheco, destaca que o parque é um grande instrumento para a promoção das atividades culturais. A secretaria está programando atividades não apenas no local, mas em diversos equipamentos públicos da cidade. “Temos aqui a “Casa Amarela”, que é um espaço fantástico para a realização de cursos e oficinas. Além disso, o teatro de arena, que é ótimo para atividades com jovens, adultos e idosos. Estamos trabalhando com núcleos locais de oficinas e formações de caráter artísticos, como curso de teatro, dança e iniciação musical”, informa.
Monique Pacheco informou que neste ano, um dos objetivos da secretaria é fazer a cultura fluir na cidade, com as pessoas participando de forma efetiva das atividades e espaços culturais, além de incentivar o uso dos equipamentos públicos. “A partir deste ano vamos colocar em prática o Programa “Circula Cultura”, que são eventos culturais, com teatro, dança, dentre outras atividades, que irão garantir mais opções culturais. É preciso também que a comunidade ocupe o espaço sem depender do Poder Público, com encontros de jovens, atividades para idosos ou apenas um lugar de lazer”, finalizou.
A vereadora Glória da Aposentadoria, que solicitou o encontro, afirmou que a comunidade tem sofrido nos últimos anos pelo descaso com o local. “Esse parque está precisando urgente de revitalização, mas infelizmente é lamentável o estado que se encontra. Nossa comunidade aguarda ansiosa pela revitalização que trará tantos benefícios para todos”, afirmou.
A visita foi acompanhada também da administradora Regional Nacional, Janete Romão, e do subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: