17 NOV 2021
REGIONAL SEDE
Conheça Contagem e sua história: o Parque Gentil Diniz

O Parque Municipal Gentil Diniz é um dos lugares mais agradáveis para estar em Contagem. Compreendendo uma área de cerca de 24 mil metros quadrados, localizado na regional Sede, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. E , além de toda a beleza e vegetação, o parque possui uma história importante, que precisa ser contada aos contagenses e passada adiante.

Remanescente de uma chácara de três alqueires, pertencente a Peregrino de Paula Varella, a área foi comprada por Gentil Diniz, em 7 de julho de 1945, como consta em escritura de compra e venda. Até 1987, serviu como residência de Gentil Diniz e sua família, que chamavam o local de sítio. Uma área aprazível com árvores frutíferas, como jabuticabeiras, mangueiras centenárias, cagaiteiras, além de espécies de vegetação do cerrado como ipês, corticeiras “maminha de porca”, remanescentes da Mata Atlântica. No local, é possível ver, até hoje, também, outras árvores como o pau-jacaré e o mogno. Junto a isso, é constante a presença de micos, caxinguelês, sabiás, bem-te-vis e outros animais.

A casa do parque passou por um processo de restauração, sendo mantidas suas características coloniais originais. A área externa foi revitalizada, sendo construídos um teatro de arena, dois banheiros - masculino e feminino -, instalação de bebedouros e parque infantil. O parque Gentil Diniz foi inaugurado em 5 de junho de 1991 e a partir daí passou a receber visitantes e alunos das escolas públicas e privadas do município.

Várias atividades pedagógicas foram realizadas ali, como o projeto “Trilhando o Parque”, por meio do qual os alunos faziam a trilha acompanhados de professores, conheciam as espécies da flora, preparavam a terra para o plantio de sementes, conheciam o minhocário e a importância do húmus como adubo natural,além de participarem de oficinas de educação patrimonial. O parque também foi cenário de oficinas de culinária e outras atividades culturais e científicas.

Curiosidades do parque a sobre a casa

O Parque Municipal Gentil Diniz possui nascentes e a abundância de água da região permitiu o abastecimento do Grupo Escolar Dr. Sabino Barroso, logo após sua inauguração em 1914.

Além disso, a casa sede da chácara, construída em meados do século XIX, é um exemplar típico das construções rurais mineiras dos séculos XVIII e XIX, edificada em estrutura autônoma de madeira com paredes de pau-a-pique.

Vale lembrar que a casa possui cômodos pequenos, com piso em madeira, representando a simplicidade do lugar. No quarto, um banheiro foi adaptado na década de 50 do século XX, onde ainda se encontra uma banheira em ágata. Já a cozinha da casa tem o piso atijolado, um fogão a lenha e uma pequena despensa, onde eram acondicionados os alimentos.

A casa, portanto, mantém sua história, mostrando as características arquitetônicas do século XIX, além de referendar o modo de vida da Contagem agro-comércio-pastoril daquele tempo.

Tombamento

Em 20 de setembro de 1989, por meio do Decreto nº 3.277, o local foi declarado como de utilidade pública, para fins de desapropriação amigável e uso pela população de forma coletiva e gratuita, sendo destinado para a função de parque botânico ou sítio ecológico para lazer e cultura.

O parque foi tombado como Patrimônio Público em 16 de dezembro de 1992, por meio da Lei nº 2.438, a fim de assegurar a sua perenidade, como fator de atração turística, botânica e ecológica do município.

Pandemia

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os parques de Contagem foram fechados. Com o avanço da vacinação e a queda nos níveis de transmissão, deu-se o processo de flexibilização e, atualmente, todos já se encontram abertos, mas seguem todos os protocolos sanitários. No Gentil Diniz não é necessário agendamento prévio para frequentar.