Ao chegar no Complexo Hospitalar de Contagem, colaboradores e usuários encontram uma faixa com os dizeres "A família de Letícia Gabriela Ribeiro e Amigos agradece o carinho e dedicação com que ela foi tratada pela equipe do CTI pediátrico e colaboradores, durante luta pela vida, devido a complicações pela COVID. Gratidão a Deus e a vocês por tudo".
A faixa faz menção a história de Letícia, 12, que é diabética, e no dia 14/9, à noite, começou a se sentir mal, e disse à mãe Duclevania Ribeiro de Souza, 36, que um banho resolveria a situação. Porém, na virada do dia, como o mal-estar não passou, as duas foram para o Centro Materno Infantil - CMI. "Fomos atendidas pelo dr. Yuri. Ele e a equipe perceberam a gravidade da situação e prestaram um atendimento rápido", esclareceu Duclevania.
Nos exames iniciais foi detectado que o PH (Potencial Hidrogeniônico, que consiste no índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade) estava muito baixo. Letícia rapidamente foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva - CTI. Horas depois, saiu o resultado do exame de Covid, e deu positivo. "O dr. Jader conversou muito comigo, explicou que achou melhor transferir minha filha para o CTI e como seria o tratamento", contou Duclevania.
Ela precisou ficar isolada para acompanhar o tratamento da filha e após o quinto dia de internação soube que Letícia precisaria ser entubada. "O Covid estava atrapalhando muito a recuperação. A Letícia estava lúcida, conversando, mas forçando para respirar. Recebemos todo suporte, os médicos foram lutando, todos batalhando muito", acrescentou a mãe.
Após 20 dias de internação no CTI, a jovem foi transferida para a enfermaria e dias depois foi liberada para terminar a recuperação em casa, já livre do Covid-19.
"Os médicos fizeram um grande trabalho para reverter o quadro que ela se encontrava. Eu sou muito grata. A agilidade no atendimento, o carinho e atenção de todos dentro do hospital. No meu coração nunca ia imaginar ser Covid. Quando chegou o resultado, custei a acreditar. Recebi apoio profissional, mas também apoio emocional. Não tenho palavras para agradecer. O suporte que esse hospital tem é incrível, é melhor que muito hospital particular", concluiu.