Para planejar políticas de geração de renda, de forma participativa e democrática, e avaliar as feiras de Economia Solidária, foi realizado, presencialmente, o Fórum de Economia Solidária, formado por empreendedores cadastrados, entidades de fomento e representantes da gestão, pela primeira vez neste ano de 2021. Cumprindo todos os protocolos sanitários, o encontro ocorreu na Faculdade UNA de Contagem, na quarta-feira (15/9).
Com a pandemia de Covid-19, os empreendedores sofrem perdas nas vendas. Para auxiliá-los, a Prefeitura de Contagem, por meio da pasta de Trabalho e Geração de Renda de forma planejada, gradual e atenta ao cenário pandêmico, oferece oportunidades aos empreendedores por meio de feiras realizadas de forma descentralizada.
Segundo a secretária interina de Trabalho e Geração de Renda, Viviane França, o fórum leva à participação colaborativa, instrumento importante no processo de crescimento econômico. “A retomada das atividades do fórum mostra mais um avanço para a Economia Solidária no município. O fórum é uma instância de diálogo e o planejamento desta gestão é caminhar de forma participativa e democrática para a implementação de políticas públicas e fomento à economia”, afirmou.
Raquel Viana, empreendedora de artesanato, vê o fórum como instância necessária para o crescimento dos empreendedores. “São importantíssimas as reuniões porque é por meio daqui que nascem as discussões. E o fórum é uma discussão de políticas públicas! É um local excelente que a gente precisa para criarmos propostas e emendas”, defendeu.
Membro da mesa diretora da Economia Solidária, representando entidade de fomento, o professor Agnaldo classifica o fórum como instância democrática. “Faz toda a diferença para que a democratização das decisões aconteça. Aqui, todo mundo pode falar e pode ser ouvido”, enfatizou.
A transparência e a participação são marcas da atual gestão municipal que realiza a integração entre políticas socioassistenciais e políticas públicas de trabalho e geração de renda.
Também participaram do fórum o subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, a diretora de Economia Solidária, Mara de Castro, e os empreendedores cadastrados pelo projeto.