A assistência ventilatória ao paciente internado com Covid-19 será mais qualificada com a chegada de novos equipamentos terapêuticos como os cateteres de alto fluxo e seus acessórios e os capacetes Elmos para o SUS Contagem.
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS, em parceria com a Junta Interventora da Rede de Urgência e Emergência, adquiriu oito sistemas de alto fluxo com investimentos de R$630 mil, provenientes do repasse por uma resolução estadual. Mais dez capacetes Elmos também foram doados ao município pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg e a SMS adquiriu os acessórios necessários para o funcionamento.
Segundo a superintendente do Complexo Hospitalar, Karina Taranto, esses dois equipamentos são ferramentas muito importantes, pois irão melhorar a assistência aos pacientes com COVID-19, evitando muitas vezes o processo de intubação e do uso da ventilação mecânica. “O cateter de alto fluxo é mais confortável e oferece um grande volume de oxigênio, muito maior do que os equipamentos que tínhamos a disposição até o momento. Já era um desejo nosso fazer esse investimento, mas ao longo do processo pandêmico precisamos priorizar outras aquisições. Quando recebemos essa resolução estadual vimos como uma excelente oportunidade e a SMS se organizou para adquirir os equipamentos”, disse.
A Terapia de Alto Fluxo tem um efeito benéfico sobre os sinais clínicos e a oxigenação em pacientes com insuficiência respiratória, o sistema tem a sua aplicação em ambientes hospitalares como unidades de terapias intensivas e enfermarias. A aplicação pode ser tanto em pacientes neonatal, pediátricos e adultos.
O capacete Elmo é acomodado ao pescoço do paciente para oferecer oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e da oferta de oxigênio. A terapêutica possibilita a melhora na respiração e pode ser utilizada fora de leitos de UTI.
Os equipamentos serão entregues na próxima semana ao Hospital Municipal de Contagem e ao Centro Especializado em Assistência Covid-19, o antigo Hospital Santa Helena.