Na tarde desta terça-feira (15/7), a prefeita Marília Campos e o secretário de Saúde, Fabrício Simões, receberam os profissionais da atenção básica na sede da Prefeitura para discutirem sobre os desafios e a importância da Atenção Básica (AB) para Contagem. Na ocasião, a prefeita aproveitou para desejar boas-vindas aos novos profissionais contratados que vão atuar nas unidades de saúde do município, incluindo os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Equipe de Atenção Primária (NASF). Participaram da recepção aos novos profissionais o vice-prefeito, Ricardo Faria, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem, vereador Vinícius Faria.
Nos últimos seis meses, a administração municipal realizou a recomposição do quadro de profissionais, que atuarão nas 76 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Ao todo, foram realizadas 227 contratações, sendo 61 médicos generalistas, 10 médicos pediatras e ginecologistas, 66 enfermeiros, dentre outros profissionais.
A chefe do Executivo falou sobre o compromisso de priorizar a atenção básica para melhorar o atendimento na saúde de Contagem. “É uma prioridade do nosso governo fortalecer a atenção básica. Agora as UBSs estão equipadas para atender os usuários e assim evitar que eles procurem as unidades de urgência para casos que não são urgentes, isso é importante, é mais saúde para a população”, afirmou Marília.
Durante o encontro, também foi discutido com os servidores da saúde a importância da atenção básica para município, tendo em vista o trabalho executado até o momento, principalmente no enfrentamento ao novo coronavírus e o avanço na vacinação, já que a cidade tem sido referência dentre os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte em estratégia e redução da faixa-etária para imunização.
Os profissionais que atuam na atenção básica não pararam em nenhum momento desde o início da pandemia. A pandemia da Covid-19 aumentou a demanda das UBS e também a dificuldade de contratações de profissionais qualificados de maneira emergencial por causa das questões do mercado de trabalho.
Para superar esse quadro, o secretário de Saúde, Fabrício Simões, afirmou que a administração municipal tem trabalhado em três cenários principais para garantir a melhoria do serviço. “Nós encontramos a atenção primária com um déficit grande de profissionais, então trabalhamos com uma força tarefa para recompor o quadro de trabalhadores, e assim, ter esses servidores de forma fixa na equipe, evitando interromper e prejudicar o processo de trabalho que é o segundo cenário que trabalhamos. E por fim, temos o terceiro cenário que é a estruturação dos espaços físicos”, relata Fabrício.
Ele explicou que nestes seis primeiros meses a equipe trabalhou firme para estruturar a política da atenção primária. “Só conseguimos fazer isso com pessoas comprometidas e fixadas nas unidades”, finaliza o secretário.
Diego Simões Carvalho Cunha começou a trabalhar na UBS Vila Diniz a duas semanas e é um dos médicos generalistas que foram contratados para recompor a equipe de saúde do município. “Tem duas semanas que estou trabalhando e fui inserido em uma equipe maravilhosa, muito receptiva. É uma comunidade bastante carente, bastante vulnerável, e ver que vou poder fazer a diferença na vida dessas pessoas me deixa extremamente realizado’, afirmou.
Diego Cunha também falou sobre os desafios de ser contratado no atual cenário de pandemia. “É um momento muito difícil, não só para a população, mas para nós profissionais, que temos que lidar com muito sofrimento. Sou o único médico na minha equipe, então todos os dias atendo casos de Covid e de outras demandas. A iniciativa das contratações é louvável, porque Investir no SUS é investir na vida”, declarou.
Confira a lista completa de contratações realizadas pelo município
Total: 227 profissionais
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: