O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem (CMDCAC) divulgou Edital de para concessão de Certificado de Autorização para Captação (CAC) a organizações da sociedade civil (OSCs), por meio de apresentação de propostas, em várias áreas, com foco nas crianças e adolescentes do município. As propostas podem ser enviadas a partir do dia 21 de junho até o dia 16 de julho.
Com essa certificação, as OSCs poderão captar recursos financeiros, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem, junto a pessoas físicas e jurídicas, pelo mecanismo de renúncia fiscal federal.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Contagem, José William da Silva, explica como funciona o mecanismo de financiamento por meio de renúncia fiscal. “O chamamento público permite à sociedade ajudar crianças e adolescentes através do recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que será destinado ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas ao público infanto-juvenil em situação de risco social ou pessoal”, esclarece. “A participação se dá com a destinação de parte do Imposto de Renda para o FIA. Pessoas jurídicas podem destinar até 1% e pessoas físicas até 6%”.
O edital prevê que poderão participar as OSCs devidamente registradas no CMDCAC, com documentação atualizada.
Os projetos deverão atender crianças e/ou adolescentes dentro das seguintes diretrizes e ações prioritárias, dentre elas:
As instituições interessadas podem acessar o que traz essas e outras informações.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
O CMDCAC é um órgão deliberativo, controlador da política de atendimento, promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem, tendo como objetivo garantir a efetivação dos direitos do público infanto-juvenil.