Representantes da administração municipal se reuniram nesta quarta-feira (30/6), na sede da Regional Petrolândia, com os moradores do bairro Estâncias Imperiais que compõem a Comissão de Fiscalização e Participação Popular da região. Na ocasião, foi discutido sobre as obras de drenagem e pavimentação das ruas dos Violinos; das Clarinetas; dos Pianos; dos Trombones; e das Flautas, que começaram na semana passada. Além destas intervenções, foi anunciado que a avenida dos Teclados também será inserida no cronograma.
Segundo o coordenador de engenharia da Secretaria de Obras, Dante Luiz do Nascimento, a previsão é que as obras do bairro Estâncias Imperiais sejam concluídas em cerca de cinco meses. Para as intervenções no local foram investidos cerca de R$ 5,6 milhões, oriundos de financiamento pelo CAF (Corporação Andina de Fomento).
Durante o encontro, o engenheiro explicou para os moradores a necessidade da inclusão de mais uma via no projeto. “Após revisão, inserimos a avenida dos Teclados, pois essa via recebe os lançamentos de drenagem das outras ruas que estão sendo realizadas as obras, então existe uma dependência direta principalmente para a drenagem, uma coisa não funcionaria sem a outra”, afirma. Para a inclusão da avenida dos Teclados será feita uma reprogramação e adicionado ao contrato o valor de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
A prefeita Marília Campos participou da reunião e afirmou a importância desse encontro com os moradores para alinhar e esclarecer com a comissão as informações referentes as intervenções que estão acontecendo no local. “Geralmente as pessoas não veem o trabalho que antecede o início das intervenções. Lá no bairro Estâncias Imperiais, primeiramente fizemos uma revisão do projeto que existia para o bairro, após esse processo, fizemos a topografia do local e, agora, iniciamos numa parte da região a obra de drenagem”.
“Além disso, ampliamos a obra, envolvendo a rua dos teclados que inicialmente não estava incluída. Isso significa mais investimento na região para atender a demanda dos moradores”, explica. Marília falou também sobre a criação da comissão de fiscalização nos territórios. “Nosso governo estimula a participação popular, isso é construção de cidadania, transparência”.
Para a moradora e membro da comissão de Fiscalização, Nilza Zorzam, as obras são um sonho antigo da população do bairro. “Essa reunião foi muito importante para nós, estávamos muito ansiosos para saber se essa obra finalmente ia sair do papel e começar a acontecer de verdade. E pelo que estamos vendo aqui, nosso sonho será finalmente realizado”, afirma.
Um novo encontro foi marcado para a próxima semana no local das intervenções com a comissão. De acordo com a prefeita, uma das reivindicações da comissão é que seja aumentada as equipes de trabalho nos locais. “Vamos fazer outra reunião na semana que em no Estâncias com os moradores para discutirmos sobre esse aumento na equipe que estará realizando as intervenções”, finaliza Marília.
A administradora da Regional Petrolândia, Márcia Ramalho, articulou o encontro com a comissão e falou sobre o objetivo da reunião. “Nós marcamos esse encontro com o objetivo de esclarecer o andamento das obras e desmentir boatos que envolviam a sua realização. Para isso, convidamos a comissão de fiscalização do bairro e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para apresentarem o projeto e fazer os esclarecimentos necessários”, afirma.
De acordo com informações da Semobs, as obras de drenagem e pavimentação das seis vias do Estâncias Imperiais fazem parte de um contrato maior que contempla a realização de outras intervenções em outros pontos da cidade. Até o momento já foram iniciadas as intervenções na avenidas Severino Ballesteros, Bueno do Prado, Tancredo Neves e ruas VP1, VP2, VL 15, 17 e 20, em Nova Contagem, que foram revitalizadas com nova pavimentação e sinalização, faltando apenas a drenagem e pavimentação das ruas Garças e Araras, no bairro Solar do Madeira.
Participaram da reunião também o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota, o vereador Daniel do Irineu, membros da Secretária de Governo e de Obras e Serviços Urbanos e da Regional Petrolândia.
Nova Upa Petrolândia
A prefeita Marília Campos aproveitou a ocasião para visitar o terreno onde será construída a nova Upa Petrolândia. No local, funcionava outro equipamento público, que foi demolido e estava em péssimas condições. “Esse espaço era outro equipamento que tivemos que demolir e pretendemos construir a nova Upa Petrolândia. Agora, vamos trabalhar nos projetos, buscar recursos e garantir uma saúde com mais qualidade para a população”, afirmou a prefeita durante a visita.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: