Cerca de 400 Guardas Civis de Contagem são capacitados constantemente para manutenção do porte de arma letal. Além da parte teórica, ministrada pelas gerências de Ensino e de Controle de Materiais e Equipamentos, os oficiais participam de treinamentos no estande de tiro do Exército Brasileiro, no Centro de Instrução Treme Terra (CITT) em Belo Horizonte, onde praticam diversas técnicas.
Para a subcomandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho, a parceria com o Exército Brasileiro referente aos cursos ofertados e ao espaço cedido para instruções em ambiente aberto é fundamental, visto que a instituição é uma referência. “A integração e a estrutura física do Exército associada à qualidade dos cursos disponíveis contribuem para o aprimoramento da guarda e dos serviços prestados à população”, ressalta a subcomandante.
Neste ano, o Curso de Aperfeiçoamento Profissional para Manutenção do Porte de Arma de Fogo teve início em maio e deve ser concluído em dezembro. Os agentes são divididos em turmas e a capacitação segue normas pré-definidas pela Polícia Federal de, no mínimo, 80 horas anuais.
O curso é ministrado conforme Portaria nº 003-CGCSP/Direx/Polícia Federal, de 3 de dezembro de 2020, que estabelece a disciplina de armamento e tiro nos cursos de formação das guardas municipais, bem como normas e procedimentos para disciplinar a habilitação em armamento e tiro. “Essa portaria da PF é fundamental, pois cria diretriz de como devemos abordar o tema para aplicarmos, dentro do curso, aos nossos agentes, como por exemplo a melhor dinâmica e a didática mais eficaz de capacitação”, destaca o gerente de ensino, Edivaldo Candido.
Segundo ele, dentro da grade curricular do curso de aperfeiçoamento profissional, as instruções são divididas em oficinas de desmontagem e manutenção do armamento letal, prática de tiro policial e técnicas operacionais. As instruções são ministradas em dois dias de curso, sendo a teórica, na sala de instrução do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), e a parte prática, no (CITT) do Exército
As aulas são disponibilizadas por meio da plataforma EAD, da Escola de Governo da Prefeitura de Contagem, e elaboradas com disciplinas e conteúdos interdisciplinares para fomentar a parte teórica do curso. Os conteúdos teóricos tratam sobre legislações e procedimentos inerentes ao porte de arma de fogo, bem como preceitos relacionados aos direitos humanos e cidadania.