Empenhada em garantir que os espaços verdes e de lazer da cidade sejam bem cuidados, a Prefeitura de Contagem realiza a manutenção e limpeza dos parques da cidade. Esta semana o Parque Gentil Diniz receberá limpeza, capina e podas das árvores por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente.
Para a limpeza do parque será realizado o serviço de roçagem e capina, além da retirada de lixo e espécies invasoras. Também será realizado um trabalho de cuidado e manutenção da vegetação local. Será feito o coroamento e estacamento das mudas, bem como reposição de algumas espécies. O trabalho envolve um roçadeira, garfos, ancinhos e demais materiais manuais. Oito pessoas estão envolvidas no processo.
Segundo o administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino, Após a etapa de limpeza, o Parque Gentil Diniz deverá passar por reformas estruturais, com pintura, acerto do piso e drenagem. “Vamos agir por etapas. Agora, vamos cuidar da limpeza, melhorando o aspecto visual e de trânsito de pessoas”, destaca o
A intervenção é uma necessidade antiga, reivindicada por moradores, além de se tratar de um local de muita circulação de pessoas. “O parque, há tempos, precisava disso. Iniciamos um processo que deve durar cerca de duas semanas, com capina e podas, além de também cuidar da limpeza nas ruas que dão acesso ao Gentil Diniz. Vamos cuidar também das trilhas, até porque a população de Contagem quer ver a cidade bem cuidada e usufruir aquilo que pertence a ela”, destaca Diamantino.
História cultural e ambiental
Inaugurado em 5 de junho de 1991, o Parque Gentil Diniz tem uma área de 24.000 m2 e conserva um casarão do século XIX em estilo colonial, com estrutura de pau a pique, que retrata o padrão arquitetônico vigente em Contagem à época. O casarão foi tombado conforme o Decreto 9.886 de 31 de março de 1998 pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Contagem pela sua importância histórico-cultural.
O Gentil Diniz apresenta exemplares do cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas. Cerca de 80% de seu terreno é coberto por árvores como as jabuticabeiras, símbolo da cidade, mangueiras, goiabeiras e jambeiros centenários. Também são encontradas várias espécies de animais como mico estrela e o caxinguelê, além de nascentes do Córrego das Acácias, que contribui para a represa de Vargem das Flores.
Devido à sua riqueza histórica, cultural e ambiental, o parque é bastante procurado por estudantes como objeto de pesquisa acadêmica, recebendo em média mil alunos por mês.
O Parque Gentil Diniz fica na rua Maria do Carmo Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo.