Mais um equipamento municipal foi contemplado com as obras do artista Rafael Sá em Contagem. Na última terça-feira (11/5), o grafiteiro realizou intervenções artísticas nos muros da unidade de saúde da Vila São Paulo, que foi inaugurada na quarta-feira (12/5) pela prefeita Marília Campos e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Durante a obra, Rafael Sá também ministrou uma oficina de grafite para três jovens da cidade. Segundo a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, a ideia de levar a arte para os muros do equipamento público surgiu com o objetivo de oferecer um ambiente mais alegre e acolhedor aos usuários e profissionais da nova UBS.
“Aproveitamos a vinda do artista e convidamos jovens da região para participarem da oficina. Sempre procuramos envolver a comunidade nas ações que realizamos, pois acreditamos que a participação popular é importante e capaz de incentivar a comunidade a cuidar dos espaços públicos. O grafite trouxe mais cores para o local”, ressaltou.
Oficina
Rafael Sá apresentou aos jovens interessados em aprender a arte do grafite as técnicas, os materiais, as ferramentas, além de explicar como preparar e usar os recursos em cada intervenção.
Foi mostrado o borrifador e os diversos bicos de spray que servem para executar preenchimentos, traços finos e grossos. Além disso, o artista informou como deve ser feita a proteção dos espaços que não serão pintados e deu dicas de como conseguir as cores e as tonalidades desejadas.
“Sugiro que os jovens brinquem com as cores, com as figuras e expressem os sentimentos por meio da arte. Foi a primeira vez que sou contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc. Essa oficina é uma contrapartida que ofereço à comunidade local. Gosto de ensinar a arte do grafite e espero que os jovens usem os conhecimentos em outras intervenções pela cidade”, disse Rafael Sá.
Arthur Vieira, de 15 anos, disse que tinha curiosidade pela arte do grafite e que resolveu participar da oficina para experimentar e conhecer as técnicas. “Estou gostando muito e espero ainda participar de outras intervenções de grafite”. Já Ana Luiza de Assis, 15 anos, contou que já tinha grafitado com spray, mas não com borrifador e em muro chapiscado. “Foi diferente, um desafio. Quero grafitar como hobby, pois já tenho a música bastante presente na minha vida”.
Vinicius Ribeiro, de 16 anos, falou que foi atrás de mais conhecimentos e desafios. "Já desenho no papel com lápis e caneta, agora estou experimentando o grafite. Estou gostando muito”.
A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) fica na rua Arquimedes, 30, na Vila São Paulo, em Contagem. Ela começou a funcionar nesta quinta-feira (13/4) e segue oferecendo atendimentos médicos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
Repórter Robson Moreira