Ampliando a transparência e o acesso à informação, a Prefeitura de Contagem, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a divulgação de estudos quinzenais sobre a evolução e o monitoramento da pandemia de Covid-19 em Contagem. O estudo inclui o Índice de Transmissão R(t), evolução de dados desde o início da pandemia e demais informações epidemiológicas divididas por bairros e regionais.
Para acessar o estudo mais recente, publicado em 22 de abril de 2021, entre no portal "Contagem Contra a Covid-19" no site www.contagem.mg.gov/coronavirus , procure a seção downloads e clique no botão “Estudos epidemiológicos de Contagem”.
Além desse estudo, o portal "Contagem Contra a Covid-19" inclui informações sobre o plano de vacinação, decretos de funcionamento, cuidados para evitar a contaminação e informativos epidemiológicos diários, incluindo as taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria para Covid-19 e notícias e informações sobre o enfrentamento da pandemia na cidade.
Medidas restritivas funcionaram
Em 17 de março, a Prefeitura de Contagem acatou decisão do Governo do Estado para a adoção da Onda Roxa, devido ao quadro crítico da pandemia naquele momento. A medida foi obrigatória para 815 municípios de Minas e teve o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus. O período durou até o dia 11 de abril.
De acordo com o Estudo Epidemiológico de Contagem, a efetividade da adoção de medidas restritivas na cidade foi essencial para a contenção do avanço da pandemia. No início de abril, a taxa de transmissão (R(t)7) era 1,10; já no dia de divulgação do estudo (22/4), o índice caiu para 1,01.
Em relação aos números de casos, abril de 2021 registrou uma queda significativa em relação a março deste ano, mês até então considerado com o maior índice de casos. Os efeitos das medidas restritivas são significativos e acarretaram uma diminuição de 48% no número de casos do terceiro para o quarto mês do ano.
O estudo contou com a colaboração da Superintendência de Regulação e Apoio Diagnóstico/Superintendência de Atenção à Saúde, ambas da Secretaria municipal de Saúde, como também da diretoria de Geoprocessamento da Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Inovação, vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Prefeitura.
Repórter Lucas Borges