A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, lançou nesta quinta-feira (29/4) um plano de obras que visam a proteger a vida da população durante o período chuvoso. O objetivo é reestruturar as áreas de risco geológico, minimizando os transtornos provocados por enchentes e deslizamentos.
Ao todo, serão 111 intervenções distribuídas em sete vilas, sendo quatro na região de Nova Contagem (Vila Soledade, Vila Estaleiro I e II e Beira Campo); e outras três na regional Sede (Barroquinha A e B e Vila Riachinho).
A maior intervenção será realizada na Vila Soledade, onde serão construídos 33 muros de arrimos com alturas que variam de um a cinco metros e comprimento total de 968 metros. Além disso, obras de drenagem pluvial e adequação da rede de esgoto serão realizadas no local. As intervenções vão ao encontro das demandas dos moradores da região.
Em visita à Vila Soledade, onde a obra será realizada, a prefeita Marília Campos e o vice-prefeito Ricardo Faria conversaram com moradores e ouviram demandas da região. O objetivo da visita também foi a assinatura da ordem de serviço, feita em conjunto com o secretário de Obras de Contagem, Marcos Túlio de Melo. O termo também foi assinado pela comissão de moradores que vão acompanhar a execução das obras.
Na oportunidade, Marília ressaltou a importância das intervenções e o investimento da Prefeitura para proteger os cidadãos. "Os moradores relatam que, em épocas de chuvas, o pessoal não dorme por conta do risco de desmoronamento e o medo de tragédias. É uma situação que deixa as pessoas muito afetadas e é por isso que faremos essa grande intervenção de contenção de encostas. É um investimento e um trabalho dedicado à proteção das pessoas”, afirmou Marília.
O secretário Marcos Túlio detalhou parte das obras. No total, as obras terão o investimento de aproximadamente R$ 11 milhões e devem ser executadas em 540 dias. Marcos pediu a colaboração da comunidade. “Contamos com a ajuda de todos os moradores, pois uma intervenção como essa afeta a vida de todos durante a sua execução. Portanto, é preciso ter paciência, pois a obra incomoda. Pedimos a colaboração também de que não joguem lixo e entulho nas ruas”, ressaltou o secretário.
A moradora Ilzete Jardim de Oliveira, que vive na Vila Soledade há 20 anos, comemorou a iniciativa e pediu ainda que uma escada já existente na região seja incluída na reforma. “Vai ser muito bom a realização dessas obras aqui, pois, quando chega a chuva, aqui costuma descer muitas pedras e ocorrem deslizamentos também. Quanto à escada, ela não tem proteção e, quando a água desce, vira um perigo. Alguns moradores já caíram aqui”, relata. A prefeita e o secretário de obras assumiram o compromisso de revitalizar a escada.
Em outra visita, a prefeita foi à Vila Barroquinha A, no bairro Praia, que também receberá intervenções. No local, serão construídos sete muros de arrimo, com comprimento total de 88 metros, chegando a 1,6 metros de altura. Além disso, haverá a construção de taludes, redes de drenagem pluvial e adequação de rede de esgoto.
Participaram das visitas os administradores regionais Wander Batista (Vargem das Flores) e Lindomar Diamantino (Sede), o secretário de Governo, Pedro Amaral, e a vereadora Daisy Silva.
Repórter Rafael D'Oliveira
Fotógrafa Janine Moraes
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157719059645391