Empreendedores de buffets e cerimonialistas se reuniram virtualmente com a prefeita Marília Campos, nesta quarta-feira (28/4), para discutir a reabertura das atividades da categoria e os protocolos preventivos a serem adotados nesta fase mais crítica da pandemia da Covid-19. A reunião foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela. O secretário de Governo, Pedro Amaral, também acompanhou a discussão. O encontro dá início às tratativas para elaboração de um novo decreto de reabertura das atividades.
Marília Campos abriu a reunião socializando informações sobre os desafios enfrentados pelo município, especialmente nas áreas da saúde, econômicas e sociais, com o agravamento da crise sanitária e após o período da onda roxa. A prefeita também reiterou a importância de se manter o distanciamento social, uma vez que os índices epidemiológicos permanecem estáveis, porém em níveis elevados.
“Nós estamos em um processo de transição, no sentido de reabertura gradual, com mais restrições de horários de funcionamento. Isso impacta na circulação de pessoas e reflete no controle da taxa de transmissão. O que a gente precisa discutir é um retorno diferente do que foi da última vez, porém, com mais critérios, para que a gente não tenha que fechar de novo”, ponderou a prefeita.
Contagem possui uma taxa de ocupação de 97% para leitos de UTI e 84% para leitos de enfermaria. O município imunizou mais de 80 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19 e quase 38 mil com a segunda dose.
Representando a categoria, a cerimonialista Dulce Bravo informou sobre a elaboração de um documento com novos protocolos sanitários para apreciação da Prefeitura.
“Preparamos o documento a cento e vinte mãos, com alterações mínimas daquelas adotadas na última reabertura. O que a gente também pede é a liberação de alvarás de funcionamento para cada evento”, acrescentou. A proposta é garantir maior controle da realização de eventos, além de simplificar o trabalho da fiscalização da Prefeitura.
O encontro também serviu para que os empreendedores pudessem relatar suas dificuldades com os cancelamentos e adiamentos de eventos, além do desafio para equacionar a queda de faturamento com as despesas fixas, como os aluguéis dos espaços. “Estamos parados há um ano. Então a nossa preocupação é com os custos desse tempo todo e que já estão se acumulando. Os custos com aluguéis dos espaços permanecem altos”, lamentou a empresária Débora Bretas.
Encaminhamentos
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde será realizada para discutir quais os protocolos necessários serão adotados para garantir a reabertura da atividade nos próximos dias, com base no documento elaborado pelos cerimonialistas e empresários de buffets. Outros representantes do segmento também participaram da discussão.
Repórter Bruna Alessandra