Em reunião com representantes de igrejas de Contagem nesta sexta-feira (16/4), a prefeita Marília Campos fez um apelo aos líderes religiosos para que atuem para conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19.
“Sabemos que este é um momento de muita dor, de muita angústia e vocês, líderes religiosos, têm a vocação da palavra e um papel importante, que é o de confortar as pessoas, mas também de conscientizar”, afirmou a prefeita.
“É importante que sejamos parceiros no enfrentamento da pandemia. Cabe a vocês, também, evitar aglomerações, conscientizar sobre vacinação, uso de máscara, do álcool em gel e pedir às pessoas que se cuidem, que não estejam em locais com mais pessoas, porque assim conseguiremos, juntos, dialogando, confortando e conscientizando, vencer essa batalha”, pediu ela.
Com o fim da onda roxa estabelecido pelo governo estadual, a Prefeitura de Contagem reelaborou novas medidas sanitárias e promulgou o Decreto 102/2021, nesta sexta-feira (16/4). A medida estabelece as regras para o funcionamento das atividades e serviços no município.
As igrejas e templos religiosos poderão funcionar todos os dias, no horário de 7h às 20h, com 30% da capacidade, conforme estabelecido na última reunião do Comitê Covid-19, realizada ontem. Um protocolo específico para as igrejas e templos está sendo elaborado e será publicado em breve.
Como os demais estabelecimentos, as igrejas devem respeitar as seguintes regras, conforme artigo 3 do Decreto 102:
- afixar na entrada placa informando a lotação máxima permitida; - garantir que os ambientes estejam ventilados e facilitem a circulação de ar; - disponibilizar na entrada preparação em álcool (em gel ou liquida), com concentração de 70%; - disponibilizar profissional para abordar os frequentadores para o uso do álcool em gel e por meio de informativos, a necessidade de seu uso constante; - manter na entrada um termômetro digital remoto, que detecte a temperatura sem contato com a pele; - somente autorizar a entrada de pessoas com máscaras que cubram totalmente nariz e boca; - ampliar a frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta, superfícies e banheiros com álcool 70% ou solução com água sanitária, lixeira com tampa e abertura sem contato manual; - realizar limpeza de equipamentos de uso compartilhado; - respeitar o distanciamento entre as pessoas, da seguinte forma: - para lugares fechados, 1 (uma pessoa) a cada 5 metros quadrados. - para lugares abertos, 1 (uma pessoa) a cada 2 metros quadrados.
Repórter João Vitor Viana